Palmeiras é multado por confusão entre torcida e dirigentes do Fla - Gazeta Esportiva
Palmeiras é multado por confusão entre torcida e dirigentes do Fla

Palmeiras é multado por confusão entre torcida e dirigentes do Fla

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/10/2016 às 13:11 • Atualizado: 03/10/2016 às 13:24

São Paulo, SP

Torcida durante Palmeiras X Flamengo,pelo campeonato brasileiro,na arena Palestra,em Sao Paulo,SP SP 14/09/2016 Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press
O Palmeiras escapou de penas mais duras no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aplicou nesta segunda-feira uma multa de R$ 50 mil ao Palmeiras por conta da confusão envolvendo torcedores e dirigentes do Flamengo. O Verdão foi a julgamento após objetos serem atirados pela torcida contra o camarote onde estavam os rubro-negros no empate por 1 a 1 entre as equipes, no dia 14 de setembro, no Palestra Itália.

O STJD ressaltou que ofensas foram dirigidas aos flamenguistas ao longo da partida. Após o apito final, houve uma tentativa dos torcedores de invadir o setor dos dirigentes, além de atos de intimidação.

Por conta dos incidentes, o Verdão foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune a incapacidade de um clube em prevenir atos de desordem em seu próprio estádio.

O Palmeiras saiu no lucro, já que poderia ter sido punido com multa de até R$ 100 mil. O STJD também poderia ter elevado a gravidade da denúncia, o que abriria a possibilidade de o time perder até dez mandos de campo.

Segundo torcedores do Palmeiras, a confusão teve início após dirigentes do Flamengo incitarem a torcida após o clube carioca abrir o placar. Uma filmagem publicada na internet mostra o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, discutindo com os torcedores que estavam próximos à área do camarote.

Por precaução, o Palmeiras transferiu provisoriamente o camarote dos dirigentes visitantes para o setor Gol Norte do Palesta Itália. A medida já foi posta em prática na vitória por 2 a 1 contra o Coritiba, no último dia 24.

A decisão foi tomada porque o Gol Norte está impedido de receber torcedores pelos próximos três jogos. O setor foi interditado por cinco partidas devido a uma briga entre as torcidas de Palmeiras e Flamengo no Mané Garrincha, em Brasília, pelo primeiro turno do Brasileirão.

Com a restrição, as organizadas alviverdes passaram a ocupar o setor Gol Sul, onde estava localizado anteriormente o camarote dos dirigentes visitantes. A nova configuração será mantida até o cumprimento total da punição.

Conteúdo Patrocinado