Na volta ao Palestra, reservas do Verdão levam vaia e virada do Linense - Gazeta Esportiva
Na volta ao Palestra, reservas do Verdão levam vaia e virada do Linense

Na volta ao Palestra, reservas do Verdão levam vaia e virada do Linense

Gazeta Esportiva

Por William Correia

13/02/2016 às 18:55 • Atualizado: 13/02/2016 às 20:29

São Paulo, SP

Thiago Santos, jogador do Palmeiras, durante partida contra o Linense, válida pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista 2016.
Com a derrota, o Palmeiras chegou ao terceiro jogo consecutivo sem vitória no Paulistão (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Quase 21 mil torcedores pagaram ingressos para o primeiro jogo do Palmeiras no Palestra Itália desde a conquista da Copa do Brasil, mesmo cientes de que o time atuaria com reservas. O dinheiro gasto, contudo, foi para se irritar. Sob vaias, os comandados de Marcelo Oliveira levaram virada do Linense e perderam por 2 a 1 neste sábado.

Pensando na estreia na Libertadores, às 21h45 (de Brasília) de terça-feira, em visita ao River Plate uruguaio, o treinador escalou apenas Fernando Prass e Vitor Hugo de seus titulares. Os reservas escolhidos para jogar até que começaram bem a partida e Alecsandro abriu o placar, aos 36 minutos do primeiro tempo, convertendo pênalti que ele mesmo sofreu.

Mas Pottker roubou a cena. O atacante do Linense aproveitou dois lançamentos nas costas de Vitor Hugo e definiu o placar, balançando as redes aos 39 minutos do primeiro tempo e aos 36 minutos do segundo tempo. Era demais para a torcida palmeirense suportar, e vieram as vaias no intervalo e ao fim da partida.

Sem vencer há três rodadas, o Verdão, que vinha de dois empates consecutivos, estaciona nos cinco pontos nesta quarta rodada do Campeonato Paulista e pode perder a liderança do grupo B. O time só volta a atuar pelo Estadual, novamente no Palestra Itália, recebendo o Santos às 17 horas do próximo sábado. Já o Linense, que tinha apenas empatado até agora no Paulista, chega aos seis pontos no grupo A – a equipe visita o Mogi Mirim na quarta-feira, às 19h30.

durante Palmeiras X Linense  ,pelo campeonato Paulista ,na arena Palestra Italia , em Sao Paulo,SP 13/02/2016 Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Vaias foram direcionadas aos jogadores palmeirenses e ao técnico Marcelo Oliveira (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


O jogo – Marcelo Oliveira colocou um time quase completamente de reservas, mas com a mesma estrutura tática. No 4-2-3-1, abriu Rafael Marques e Allione nas pontas e confiou na criatividade de Moisés para a bola chegar a Alecsandro. O centroavante não participou tanto da partida, mas o Palmeiras soube dominar o confronto no início.

Nos primeiros 15 minutos, o Linense foi espectador, tentando fechar espaços, mas apenas correndo para tentar coibir as jogadas pelas laterais. Assim, aos três minutos, pela direita, Moisés lançou para João Pedro cruzar rasteiro na área e Allione finalizar em cima do goleiro Oliveira. Um minuto depois, Egídio alçou para Rafael Marques cabecear com perigo.

Vendo que poderia preencher o campo adversário, o Verdão soltou seus laterais e tinha Thiago Santos como um líbero. O problema é que o time de Lins soube proteger melhor sua área e, a partir dos 15 minutos, passou a trocar passes para afastar o adversário. A medida espalhou o Palmeiras, que não conseguia mais fazer tantas triangulações. Pior para Alecsandro, que passou a ouvir vaias diante de sua pouca participação.

Até que, aos 35 minutos, João Pedro cruzou, Allione ajeitou e Alecsandro foi ao chão ao ser tocado pelos braços de Marcão. Pênalti que o centroavante bateu com firmeza, abrindo o placar e dando tranquilidade à torcida. Mas, para azar alviverde, o alívio durou muito pouco tempo.

durante Palmeiras X Linense  ,pelo campeonato Paulista ,na arena Palestra Italia , em Sao Paulo,SP 13/02/2016 Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Alecsandro, de pênalti, foi o responsável pelo primeiro gol do Palestra Itália em 2016 (Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Aos 39 minutos, o Linense, que mal tinha dado trabalho a Fernando Prass, conseguiu empatar graças a uma falha da zaga. Fillipe Souto lançou e a bola passou nas costas de Vitor Hugo, que não conseguiu atrapalhar a finalização de Pottker nas redes palmeirenses. A torcida se irritou ainda mais porque o atacante comemorou de braços abertos, diante dela. Só faltou fazer a careta de Ricardo Oliveira.

O primeiro tempo poderia terminar de maneira pior, já que Thiago Humberto, nos acréscimos, chutou rente ao travessão de Fernando Prass. Não à toa, a torcida vaiou o Palmeiras a caminho do intervalo, na esperança de mudança para a etapa final. Mas Marcelo Oliveira apenas trocou Moisés, que se queixou de dores por ter sofrido um pisão, por Régis.

O Verdão continuou com volume de jogo, no campo adversário, mas só levou perigo em cruzamento rasteiro de Egídio que Alecsandro finalizou rente à trave. Para dar mais fôlego ao setor ofensivo, Marcelo Oliveira sacou Rafael Marques e Alecsandro para colocar Erik e Cristaldo. A esperança era, ao menos, de um time mais leve e rápido contra defensores já cansados.

As mudanças deram resultado: Régis conseguiu encontrar seus colegas, Cristaldo teve muito mais disposição e movimentação e Erik, principalmente, aplicava sequências de dribles. Mas faltou eficiência. O que sobrou a Pottker, lançado por Thiago Humberto e passando nas costas de Vitor Hugo para fazer o gol da vitória do Linense, aos 36 minutos do segundo tempo.




FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 2 LINENSE

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 13 de fevereiro de 2016, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Assistentes: Luis Alexandre Nilsen e Rafael Tadeu Alves de Souza (ambos de SP)
Público: 20.768 pagantes
Renda: R$ 1.220.429,56
Cartões amarelos: Pottker, Marcão, Zé Antônio e Ricardinho (Linense)

Gols:
PALMEIRAS: Alecsandro (pênalti), aos 37 minutos do primeiro tempo
LINENSE: Pottker, aos 39 minutos do primeiro tempo e aos 36 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Fernando Prass; João Pedro, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos, Matheus Sales, Rafael Marques (Erik), Moisés (Régis) e Allione; Alecsandro
Técnico: Marcelo Oliveira

LINENSE: Oliveira; Bruno Moura, Adalberto, Ednei e Rogério (Rogerinho); Marcão, Zé Antônio, Fillipe Souto (Lazaroni) e Thiago Humberto; Ricardinho (Cristiano) e Pottker
Técnico: Moacir Júnior

Conteúdo Patrocinado