Japão levantará o veto para atletas norte-coreanos entrarem no país - Gazeta Esportiva
Japão levantará o veto para atletas norte-coreanos entrarem no país

Japão levantará o veto para atletas norte-coreanos entrarem no país

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/02/2017 às 12:21 • Atualizado: 25/05/2017 às 17:31

São Paulo, SP

O governo japonês irá permitir a entrada de atletas norte-coreanos em seu território para a realização dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2017, sediado em Sapporo. A medida será uma exceção nas sanções do país nipônico à Coreia do Norte.

De acordo com a agência nipônica Kyodo, o Japão irá suspender provisoriamente o veto de entrada de norte-coreanos no país para que os atletas possam competir nos Jogos, realizados entre 19 e 26 de fevereiro.

This undated picture released by North Korean news agency, KCNA (Korean Central News Agency) on February 2, 2017 shows North Korean leader Kim Jong-Un (2nd R) visiting newly built Pyongyang Orphans' Primary School. REPUBLIC OF KOREA OUT ---EDITORS NOTE--- RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / KCNA VIA KNS" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS / AFP PHOTO / KCNA VIA KNS / STR
Empreitada nuclear do líder norte-coreano Kim Jong-Un preocupa o mundo (Foto: STR/AFP)


Ainda segundo a Kyodo, sete atletas solicitaram ao comitê organização do evento a permissão de entrada. Para permitir o ingresso, o governo japonês exige uma documentação provando que cada competidor não pertence ao exército norte-coreano ou ao Partido dos Trabalhadores que comanda o país.

Após o Conselho de Segurança da ONU aumentar suas sanções à Coreia do Norte em 2016 para tentar frear o programa nuclear do país, o Japão também reforçou suas restrições à seus vizinhos.

Nos Jogos de Inverno, são esperados dois mil atletas e oficiais de 32 países diferentes do continente. Na última edição, em Astana 2011, o país sede, Cazaquistão, foi o grande vencedor, com 70 medalhas, sendo 32 de ouro. O Japão ficou na segunda colocação, com 13 ouros, mesmo número da Coreia do Sul, mas com mais pratas que o conjunto coreano. Já a Coreia do Norte conquistou apenas uma medalha, de bronze, e acabou na sétima colocação.

Conteúdo Patrocinado