Presidente da Rússia não virá ao Rio para cerimônia de abertura - Gazeta Esportiva
Presidente da Rússia não virá ao Rio para cerimônia de abertura

Presidente da Rússia não virá ao Rio para cerimônia de abertura

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/07/2016 às 10:49

São Paulo, SP

Após escândalos de dopagem envolvendo o país, Putin não virá ao Rio de Janeiro (Foto: DON EMMERT/AFP)
Após escândalos de dopagem envolvendo o país, Putin não virá ao Rio de Janeiro (Foto: DON EMMERT/AFP)


O presidente da Rússia Vladimir Putin não planeja vir ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Após sinalizar que marcaria presença no evento, o governante comunicou por meio de seu porta-voz que possui uma “agenda diferente”. A decisão foi anunciada um dia depois do Comitê Olímpico Internacional definir a não exclusão de todos os atletas russos das Olimpíadas.

“Não, o presidente não está planejando esta viagem. O presidente tem uma agenda de trabalho diferente”, revelou Dmirty Pekov.

Em meio a forte pressão de algumas entidades para que a Rússia não pudesse participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a presença de Vladimir Putin durante as competições está praticamente descartada. Apesar da situação, o porta-voz do governo preferiu não cravar a ausência do chefe de Estado. “Não sei por enquanto que decisão o presidente fará”.

A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) e a Agência Mundial Antidoping (Wada) exerceram forte pressão sobre o COI para que a Rússia não viesse aos Jogos, no entanto, a entidade olímpica preferiu transferir a responsabilidade de decidir quem participará ou não das Olimpíadas às federações de cada modalidade que constará no evento.

Segundo o Relatório McLaren, principal documento que levou a Wada a pedir a exclusão dos atletas russos, os escândalos de dopagem, principalmente durante os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, contaram com a ajuda de órgãos do governo russo para que os testes positivos para substâncias proibidas desaparecessem.

Faltando apenas 11 dias para o início das Olimpíadas, alguns russos começam a desembarcar no Rio de Janeiro nesta semana. Por enquanto a única modalidade confirmada que não contará com atletas do país é o atletismo.

Conteúdo Patrocinado