Isinbayeva ameaça ir à Justiça caso suspensão à Rússia seja mantida - Gazeta Esportiva
Isinbayeva ameaça ir à Justiça caso suspensão à Rússia seja mantida

Isinbayeva ameaça ir à Justiça caso suspensão à Rússia seja mantida

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/05/2016 às 20:53

São Paulo, SP

Bicampeã olímpica, Isinbayeva pode ficar de fora da briga pelo tri no Rio (Foto: Franck Fife/AFP)
Bicampeã olímpica, Isinbayeva pode ficar de fora da briga pelo tri no Rio (Foto: Franck Fife/AFP)


 

A saltadora com vara russa bicampeã olímpica, Yelena Isinbayeva não aceita ficar de fora da Olimpíada do Rio de Janeiro. Com o atletismo da Rússia suspenso das competições internacionais devido aos casos de doping dos atletas do país, Isinbayeva ameaça recorrer à Justiça caso a decisão da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) acerca do atletismo russo seja mantido.


“É uma violação direta dos direitos humanos, discriminação. No caso de uma decisão negativa para nós, eu, pessoalmente, irei a um tribunal internacional em matéria de direitos humanos. E estou confiante de que vou ganhar”, assegurou a atleta em entrevista à Associated Press.


A Rússia está impedida de competir pela IAAF desde novembro passado, após a divulgação de um documento da Agência Mundial Antidoping (Wada) que revelou um esquema sistemático de dopagem de atletas locais. Em junho, a entidade que rege o atletismo mundial decidirá se vai manter a punição aos russos ou não. Se mantiver a decisão, Isinbayeva não poderá competir no Rio de Janeiro, mesmo sem estar envolvida nos casos de doping.


“Eu realmente espero que isso terá um desfecho positivo. Eu mereço, é o meu direito. Nossos jovens e talentosos atletas, limpos, também merecem. Se eles não forem ao Rio, esperar mais quatro anos será muito tempo”, disse, preocupada também com a nova geração de atletas russos.


Dona de duas medalhas de ouro olímpicas, Isinbayeva luta para ter a chance de brigar pela terceira dourada nos Jogos do Rio. “Estou chateada. É a minha oportunidade de ganhar uma terceira medalha de ouro olímpica e escrever outro capítulo na minha história, mas estou sendo obrigada a pagar pelos erros dos outros”, afirmou.


A saltadora insistiu na tese de que sofre uma violação de seus direitos ao reclamar que o doping não é apenas um problema da Rússia. “Há muita negatividade sobre a Rússia neste momento, mas o doping não é um problema exclusivamente russo. Atletas dos Estados Unidos, da Jamaica e de outros países falharam em testes e retornaram após dois anos. Somente na Rússia a equipe inteira está banida. É uma violação dos meus direitos”, concluiu.

Conteúdo Patrocinado