Dilma e Lula não participarão da cerimônia de abertura das Olimpíadas - Gazeta Esportiva
Dilma e Lula não participarão da cerimônia de abertura das Olimpíadas

Dilma e Lula não participarão da cerimônia de abertura das Olimpíadas

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/07/2016 às 18:43

São Paulo, SP

Foto: Ricardo Stucker/Instituto Lula
Presidente interina e ex-presidente não veem clima político para participarem da cerimônia (Foto: Ricardo Stucker/Instituto Lula)


A presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participarão da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto, no Maracanã. Os petistas foram convidados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), mas acabaram recusando, haja vista a falta de clima devido à crise política passada pelo país.

Em entrevista à Radio France Internacionale (RFI) nesta segunda-feira, Dilma disse que não pretendia “participar da Olimpíada em uma posição secundária”, já que está afastada do poder desde maio, quando o processo pelo seu impeachment foi aprovado pelo Senado Federal. Segundo a agência Reuters, a ausência de Dilma levou Lula a também desistir de participar.

O presidente interino Michel Temer (PMDB) fará o pronunciamento oficial que abre os Jogos Olímpicos. Temer irá ao Rio de Janeiro no final de semana para acompanhar a inauguração da Linha 4 do Metrô e para participar da chegada dos atletas brasileiros
à Vila Olímpica.

Quem também desistiu de participar da abertura dos Jogos é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. O tucano, que comandou o Brasil de 1995 a 2002, também estava na lista dos convidados do COI com o aval de Michel Temer. Além dele, os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor de Mello teriam recebido o convite do Comitê, mas ainda não anunciaram a decisão de participar ou não da abertura.

Conteúdo Patrocinado