COI decide não banir toda a delegação russa dos Jogos Olímpicos - Gazeta Esportiva
COI decide não banir toda a delegação russa dos Jogos Olímpicos

COI decide não banir toda a delegação russa dos Jogos Olímpicos

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/07/2016 às 11:10 • Atualizado: 24/07/2016 às 11:49

São Paulo, SP

COI decidiu não privar parte da delegação russa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
COI optou por não privar parte da delegação russa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)


O Comitê Olímpico Internacional decidiu neste domingo não excluir totalmente a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Diante dos escândalos de dopagem protagonizados por atletas e entidades do esporte russo, o órgão máximo que regula as Olimpíadas optou por dar uma chance aos atletas considerados 'limpos'.

A intenção é permitir a participação de alguns atletas caso eles sejam aprovados pelas federações de cada esporte. Ficará a cargo dessas entidades a presença dos russos em determinadas modalidades do Rio 2016. Como já foi adiantado durante a semana, a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) requisitou ao COI que a Rússia fosse banida dos Jogos Olímpicos, fato que impactaria na vida de outras centenas de atletas sem envolvimento nos casos de doping. Diante do posicionamento da Iaaf, a tendência é que nenhum russo compita no atletismo das Olimpíadas.

A Agência Mundial Antidoping (Wada) e uma carta aberta de 14 países também pressionaram o COI por uma decisão dura contra os russos, entretanto, o presidente da entidade, Thomas Bach, se disse satisfeito com o desfecho da situação, transferindo a responsabilidade para as federações das modalidades olímpicas.

Na última segunda-feira o relatório McLaren elaborado pela Agência Mundial Antidoping revelou a participação de órgãos do governo russo nos escândalos de dopagem. Segundo o documento, o Ministério do Esporte, laboratórios de Moscou e Sochi, além de outras entidades, como a agência de espionagem do país, contribuíram para que uma série de testes positivos para substâncias proibidas fossem acobertados, principalmente nos últimos Jogos Olímpicos de Inverno, realizado em Sochi, cidade russa, há dois anos.

Apesar da decisão, um dos principais nomes da delegação russa que viria aos Jogos Olímpicos, Yelena Isinbayeva segue fora da competição. Aos 34 anos, a bicampeã olímpica no salto com vara (Atenas 2004 e Pequim 2008) viria para, ao que tudo indica, sua última Olimpíada. Entretanto, diante do posicionamento da Iaaf, será difícil a presença da russa no Rio de Janeiro.

Conteúdo Patrocinado