Etiene Medeiros e Felipe França são eleitos os melhores da América do Sul - Gazeta Esportiva
Etiene Medeiros e Felipe França são eleitos os melhores da América do Sul

Etiene Medeiros e Felipe França são eleitos os melhores da América do Sul

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/12/2016 às 12:17

São Paulo, SP

Com anos memoráveis para suas carreiras, os brasileiros Felipe França e Etiene Medeiros foram eleitos os melhores nadadores sul-americanos do ano. No prêmio realizado pelo portal especializado Swim Swam, outros atletas do Brasil também receberam menções honrosas.

Em 2016, França quebrou o recorde sul-americano dos 100m costas durante as eliminatórias para os Jogos Olímpicos. Com 59.01s, o brasileiro igualou a marca de Mark Gangloff como quarto tempo mais rápido da história dos 100m costas.

Felipe França se classificou para as semifinais dos 100m borboleta, junto com  João Gomes, Daynara de Paula e Daiene Marcal (Foto: Odd Andersen/AFP)
França foi o melhor nadador sul-americano para a Swim Swam (Foto: Odd Andersen/AFP)


Nas Olimpíadas, Felipe não repetiu o feito e acabou sem medalhas, na sétima colocação, em sua primeira final olímpica da carreira. O nadador também teve boas atuações no Mundial de Piscina Curta, com o quarto lugar nos 100m costas e com o quinto posto nos 50m peito.

Já na eleição feminina, Etiene sobrou no ano e levou. A brasileira conseguiu defender seu título dos 50m costas no Mundial de Windsor, no Canadá, vencendo Katinka Hosszu e Ali DeLoof, recordista estadunidense da prova.

Para priorizar 50m costas, Etiene Medeiros abriu mão dos 50m livre (Foto: Giovana Moreira/Divulgação)
Etiene conseguiu o bicampeonato mundial nos 50m costas do Mundial de Windsor (Foto: Giovana Moreira/Divulgação)


Na temporada, Medeiros ainda foi a melhor atleta sul-americana dos Jogos Olímpicos, terminando a prova dos 50m livre na oitava colocação, com 24s69. A nadadora também bateu o recorde da mesma prova tanto na piscina longa, quanto na curta.

João Gomes, quinto colocado dos 100m costas nas Olimpíadas, à frente de França; Bruno Fratus, nadador mais rápido de quase toda a temporada de 2016 e sexto colocado nos 50m livre nas Olimpíadas e Brandonn Almeida, que bateu o recorde sul-americano dos 400m livre, receberam menções honrosas na categoria masculina.

Conteúdo Patrocinado