Com ouro, Phelps dá adeus às Olimpíadas; Brasil se despede sem medalhas - Gazeta Esportiva
Com ouro, Phelps dá adeus às Olimpíadas; Brasil se despede sem medalhas

Com ouro, Phelps dá adeus às Olimpíadas; Brasil se despede sem medalhas

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/08/2016 às 23:25 • Atualizado: 14/08/2016 às 02:30

São Paulo, SP




O maior atleta olímpico de todos os tempos deu seu último mergulho da carreira neste sábado. Pela final do revezamento 4x100 medley do Rio 2016, Michael Phelps conquistou a 23ª medalha de ouro em Olimpíadas.

Após anunciar oficialmente sua aposentadoria, o nadador foi o 3º norte-americano a entrar na água, com o borboleta, e teve que ir atrás da vantagem, conquistando a ponta na volta. Na frente, e tendo a responsabilidade de selar a vitória estadunidense, Nathan Adrian não decepcionou no nado livre e terminou à frente dos oponentes.

O time dos EUA fechou a prova em 3min27s95 e dividiu o pódio com Grã Bretanha (prata) e Austrália (bronze). A equipe da China foi desclassificada e o Brasil terminou em sexto.

Outro destaque da prova ficou por conta do também norte-americano Ryan Murphy, que bateu o recorde mundial dos 100m costas, com 51s85.

Como a prova fecha, tradicionalmente, a natação nas Olimpíadas, o Estádio Aquático da Barra da Tijuca foi o palco da última apresentação de Phelps. Maior medalhista de todos os tempos, com 23 ouros, três prata e dois bronzes, ele deixa um legado de supremacia no esporte, em mais de 12 anos dedicados ao maior evento esportivo do planeta.

Em terras brasileiras, o atleta de 31 anos faturou, nesta noite, a sexta medalha, sendo cinco de ouro e uma de prata.




Natação brasileira se despede do Rio 2016 sem medalhas

Nas duas últimas provas de natação que disputou nesta edição dos Jogos Olímpicos, o Brasil não foi bem. Último colocado nos 50m livres feminino e sexto no revezamento 4x100 masculino, o país-sede deixa a modalidade sem ter conquistado uma medalha sequer.

Etiene Medeiros foi a representante verde-amarela na prova mais rápida da natação feminina, fechando com 24s45. O pódio foi composto pela dinamarquesa Blume Pernille, primeira colocada com 24s07, seguida da norte-americana Simone Manuel, prata com 24s09 e da bielorrussa Aliaksandra Herasimenia, bronze com 24s11.

Já pelo revezamento masculino, prova que marcou a despedida de Phelps, o grupo brasileiro composto por Guilherme Guido (costas), João Gomes Junior (peito), Henrique Martins (borboleta) e Marcelo Chierighini (livre) não conseguiu superar as potências e fecharam na sexta colocação, com 3min32s96. Eles terminaram na frente da Alemanha e da China, desqualificada.

Apesar do resultado, os meninos brasileiras, ao chegar na final, conseguiram, algo que não se repetia há 36 anos, desde as Olimpíadas de Moscou 1980.

Conteúdo Patrocinado