Márquez vence com sobras em Aragão e abre vantagem sobre Rossi - Gazeta Esportiva
Márquez vence com sobras em Aragão e abre vantagem sobre Rossi

Márquez vence com sobras em Aragão e abre vantagem sobre Rossi

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/09/2016 às 10:00

São Paulo, SP

Marc Márquez festeja a vitória em casa, no Grande Prêmio de Aragão, neste domingo (Foto: JOSE JORDAN/AFP)
Marc Márquez festeja a vitória em casa, no Grande Prêmio de Aragão, neste domingo (Foto: JOSE JORDAN/AFP)


O espanhol Marc Márquez não vencia em sua terra natal pela MotoGP desde 2014. Na manhã deste domingo, foi a vez do piloto lavar a alma. Correndo no Grande Prêmio de Aragão, o bicampeão confirmou o favoritismo estabelecido após os treinos livres deste sábado, para vencer a prova com sobras em 41min57s678. Jorge Lorenzo, atual campeão do torneio, chegou em segundo, enquanto seu companheiro na Yamaha, Valentino Rossi, completou o pódio.

Com a vitória, o piloto de 23 anos abriu ainda mais a pontuação sobre o veterano Rossi na liderança geral do campeonato. Márquez agora possui 248 pontos, contra 196 do italiano, totalizando 52 de diferença. São mais de duas vitórias de vantagem, a quatro corridas do fim da temporada. O atual campeão Lorenzo segue na cola do Doutor, com 182, e é o terceiro colocado.

Na largada, Márquez não conseguiu exibir o mesmo poder de ataque dos treinos livres. Assim, Lorenzo e Maverick Viñales se aproveitaram do erro do compatriota e passaram à frente, com o piloto da Suzuki assumindo a liderança. Rossi também começou bem, subindo para a quarta colocação.

Imprimindo um ritmo frenético, Márquez ultrapassou os dois espanhóis e reassumiu a ponta. Porém, na curva 7 do circuito aragonês, o Formiga Atômica cometeu um erro crucial, quase caiu, mas teve frieza para segurar sua Honda e impedir que sua trajetória na corrida fosse finalizada antes do previsto.

Com o erro, o piloto de Cervera caiu para a quinta posição na prova. Portando um composto de pneus mais rígido, diferente do que está acostumado, Márquez precisou fazer uma corrida de recuperação, uma vez que seu adversário direto pela disputa do título, Valentino Rossi, executava um excelente tempo. Firme, Il Dottore ganhou posições sobre Lorenzo e deixou para trás o jovem Viñales, tornando-se o novo líder.

Márquez passou a atacar com força os adversários. Começou ultrapassando o italiano Andrea Dovizioso e depois o atual campeão Lorenzo. Tirando os centésimos de diferença, o piloto da Honda fazia um ritmo impecável, grudando em Viñales. O espanhol da Suzuki lutava para se manter em um nível próximo ao dos adversários, mas não obteve sucesso. Aproveitando um erro do piloto na curva 1, Márquez subiu para segundo e passou a batalhar com Rossi pela liderança da prova.

O heptacampeão da MotoGP segurava a ponta com meio segundo de distância para o catalão. Porém, o ritmo de Márquez era visivelmente mais forte. O piloto da Honda tirou três centésimos de diferença para o italiano, e a 12 voltas do fim da corrida, alcançou Rossi, reassumindo a ponta pela terceira vez em Aragão.

Liderando a prova com sobras, Márquez não teve mais dificuldades para segurar a vitória. A batalha pela segunda colocação ficou entre os companheiros de equipe da Yamaha, Lorenzo e Rossi. O Gladiador chegou no italiano, assumindo a vice-liderança. O Doutor tentou responder, mas a ultrapassagem não foi bem-sucedida. Com tranquilidade, Márquez cruzou a linha de chegada empinando a moto, ovacionado pelo público espanhol .

Conteúdo Patrocinado