TV alemã diz que COI acobertou reanálises de testes de Pequim 2008 - Gazeta Esportiva
TV alemã diz que COI acobertou reanálises de testes de Pequim 2008

TV alemã diz que COI acobertou reanálises de testes de Pequim 2008

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/04/2017 às 16:12

São Paulo, SP

Nesta segunda-feira, a emissora alemã ARD publicou uma reportagem que indica que o Comitê Olímpico Internacional (COI) abafou alguns casos de atletas que testaram positivo nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 para a substância proibida clenbuterol, que pode ter efeito de anabolizante, contribuindo para acelerar o metabolismo e para a perda de gordura corporal e de calorias.

A reportagem indica que as contraprovas dos exames de alguns atletas, dentre eles velocistas da Jamaica, indicaram a presença de clenbuterol em pequena quantidade. Porém, o COI e a Wada, Agência Mundial Antidoping, não puniram tais esportistas.

Revezamento da Jamaica perdeu o ouro de Pequim 2008 após doping (Foto: William West/AFP)


A Wada, então, se manisfestou sobre o caso. Em nota oficial divulgada também nesta segunda, a entidade explicou que as baixas quantidades de clenbuterol encontradas nos exames dos atletas não é suficiente para punição ou suspensão, já que a substância, apesar de proibida, pode ser originada através de carne contaminada, o que impossibilita a incerteza de que o atleta usou o medicamento para se beneficiar nas competições.

"Tem sido cientificamente estabelecido que um atleta pode testar positivo para clenbuterol em níveis baixos após a ingestão de carne contaminada. Houve centenas de casos - limitados a vários países onde a contaminação é conhecida como um problema e onde os atletas teriam residido, treinado e/ou competido; E estes casos foram tratados da mesma forma que os identificados através do Programa de Reanálise de Pequim", disse a Wada em nota.

Apesar de não citar os nomes dos atletas que apresentaram a substância proibida no exame, alguns velocistas da jamaica estavam incluídos na relação de atletas, de acordo com a emissora alemã. No início do ano, o revezamento 4x100m da Jamaica, que foi ouro em Pequim 2008, teve que devolver a medalha ao COI e foi desqualificado, após a comprovação de doping de Nesta Carter.

Conteúdo Patrocinado