Treinadora vitoriosa dos EUA, Pat Summitt morre aos 64 anos - Gazeta Esportiva
Treinadora vitoriosa dos EUA, Pat Summitt morre aos 64 anos

Treinadora vitoriosa dos EUA, Pat Summitt morre aos 64 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/06/2016 às 10:58

São Paulo, SP

Pat Summitt marcou época no comando da Universidade do Tennessee (Foto: Tennessee Athletics)
Pat Summitt marcou época no comando da Universidade do Tennessee (Foto: Tennessee Athletics)


Pat Summitt faleceu na manhã desta terça-feira aos 64 anos vítima de Mal de Alzheimer após longa luta contra a doença. Técnica do time de basquete feminino da Universidade de Tennessee por 38 anos, ela também comandou a seleção norte-americana feminina nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

Integrante do Hall da Fama do basquete desde 2000, Pat conquistou oito títulos nacionais comandando Tennessee no campeonato universitário. Ela também é considerada uma das precursoras do basquete feminino nos Estados Unidos, já que integrou a equipe feminina nos Jogos Olímpicos de Montreal, quando foi permitida pela primeira vez a participação de mulheres no basquete do evento.

Pat Summitt também ostenta o recorde de treinadora com mais vitórias no basquete universitário, incluindo o masculino. Em 2012 acabou se aposentando ao descobrir que sofria de Mal de Alzheimer. No mesmo ano recebeu a medalha presidencial da liberdade, entregue pelo presidente Barack Obama.

A importância de Pat Summitt é tão grande que uma praça na Universidade do Tennessee recebeu seu nome, além de também possuir uma estátua de bronze sua no campus.

Conteúdo Patrocinado