Federação Internacional de Atletismo suspende troca de nacionalidade - Gazeta Esportiva
Federação Internacional de Atletismo suspende troca de nacionalidade

Federação Internacional de Atletismo suspende troca de nacionalidade

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/02/2017 às 14:15

São Paulo, SP

As polêmicas no mundo do atletismo continuam a surgir. Em reunião nesta terça-feira, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou que irá suspender momentaneamente a troca de nacionalidade de atletas.

A Federação pretende apresentar um novo sistema para cuidar das trocas de nacionalidade, afim de melhorar e controlar os pedidos dos atletas. A decisão, no entanto, não influencia os pedidos já feitos à Federação.

"Ficou muito claro com as múltiplas transferências de nacionalidades, sobretudo de atletas africanos, que as nossas regras não cabem mais. As regras não oferecem a proteção necessária para os atletas individuais e podem sofrer abusos", afirmou o presidente Sebastian Coe.

Dirigentes da IAAF suspenderam a troca de nacionalidades de atletas (Foto: Divulgação/IAAF)
Dirigentes da IAAF suspenderam a troca de nacionalidades de atletas (Foto: Divulgação/IAAF)


Nos últimos anos, muitos atletas africanos aderiram a dupla nacionalidade, principalmente para países europeus, com o objetivo de receber um maior salário e prêmios pelas competições disputadas.

Por outro lado, Hamad Kalkaba Malboum, representante da África no conselho da IAAF, condena as atitudes dos países que aceitam os atletas africanos que visam, na maioria das vezes, maiores salários.

"A atual situação é errada. O que temos é um mercado onde o maior comprador leva os talentos africanos. Nossas atuais leis estão sendo manipuladas. Isso tem que acabar e temos que achar um novo meio de tudo isso funcionar, respeitando os direitos dos atletas e a dignidade do esporte", avaliou Malboum.

 

Conteúdo Patrocinado