Campeão em 72, presidente da Federação Paulista exalta 9 de Julho - Gazeta Esportiva
Campeão em 72, presidente da Federação Paulista exalta 9 de Julho

Campeão em 72, presidente da Federação Paulista exalta 9 de Julho

Gazeta Esportiva

Por Camila Del Manto Bomtempo*

15/06/2017 às 09:00

São Paulo, SP

A 71ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, a mais tradicional da modalidade disputada no Brasil, está próxima. Nesta quarta-feira, foi reaberto o segundo lote de inscrições para a competição, e ainda há tempo de participar. Quem destacou a importância da prova foi o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, George Breve, o Passarinho, que já sentiu o gosto de ser campeão.

A disputa é realizada nas ruas de São Paulo e passa por importantes pontos da capital paulista. Na edição de 2017, por exemplo, os atletas terão a chance de fazer o retorno no túnel Ayrton Senna. Porém, nem sempre foi assim, uma vez que 9 de Julho já foi realizada no Autódromo de Interlagos, sendo a última vez em 2013. Para o presidente da Federação Paulista, quanto maior o contato com o público, melhor.

George Breve, à esquerda, foi campeão da 9 de Julho em 1972 (Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)


"A 9 de Julho é a prova de um dia mais importante do Brasil, pelo passado, pelo que ela representa, pelo tamanho, por tudo. Durante muito tempo, ficou restrita à Interlagos. O interessante é colocá-la em contato com o público, então ela está nascendo de novo. Dando certo este percurso, vamos tentar ampliar ainda mais. O objetivo é esse: fazer a prova grande e nas ruas", disse com exclusividade à Gazeta Esportiva. 

Clique aqui e faça a sua inscrição para a prova

Além de presidente da Federação Paulista de Ciclismo, Passarinho tem no currículo um importante título: o da 9 de Julho, conquistado em 1972. O dirigente conta que foi uma competição disputada e relembra com carinho da vitória.

"É importante. Comecei a gostar de ciclismo, então fui treinar, correr e participei de várias provas internacionais. A 9 de Julho eu ganhei em 1972 e foi legal para caramba, porque era uma prova dura, tinha atletas do Brasil inteiro e de outros países. Tinha gente de Portugal, da Argentina, do Uruguai", continuou.

Por fim, George Breve deu dicas importantes para todos que vão participar da 71ª edição da 9 de Julho, seja na categoria aspirante, elite ou federado. Além da preparação, Passarinho cita a atenção e a sorte como pontos positivos para se ter sucesso na competição.

"Tem que ter boa preparação e ter sorte. De repente, você se prepara tanto e chega no dia e fura um pneu ou tem uma queda. Tem que estar muito atento. Quando você anda em um pelotão com 600 ciclistas, tem que estar ligado o tempo todo, segurar bem no guidão e olhar para a frente para não cair. É preciso ter condicionamento físico e sorte", finalizou.

Veja abaixo a galeria história da 9 de Julho. 




*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado