LNB realiza mudanças visando o término da suspensão do basquete nacional - Gazeta Esportiva
LNB realiza mudanças visando o término da suspensão do basquete nacional

LNB realiza mudanças visando o término da suspensão do basquete nacional

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/06/2017 às 20:03

São Paulo, SP

Proibido de disputar competições internacionais desde novembro de 2016, o basquete brasileiro deve sofrer algumas mudanças significativas. Nesta sexta-feira, a Liga Nacional de Basquete (LNB) enviou uma carta à Fiba com medidas que pretendem ajudar a combater a suspensão do esporte nacional.

Em nota oficial, a LNB, responsável pela organização e realização do Novo Basquete Brasil (NBB), maior campeonato de basquete do país, afirmou que irá realizar algumas mudanças em seu estatuto e nas competições que realiza.

A LNB reiterou que a responsabilidade de organizar a Liga de Desenvolvimento continua sendo sua, além de acabar com a parceria que tinha com a Liga de Basquete Feminino (LBF). "A LNB acolheu a LBF e em dois anos sanou e organizou suas finanças, conseguiu fortes patrocinadores, criou o Conselho de Administração, ampliou de três para seis o número de participantes, modernizou as áreas de comunicação e o sistema de competição. Agora, em conjunto com a LBF, decidimos que a mesma deve seguir por conta própria".

Outra mudança considerável é a substituição da Liga Ouro, que dará espaço para a Supercopa Brasil da CBB e torna-se a competição que dará acesso ao NBB. Algumas das propostas feitas pela Liga não mudam seus antigos conceitos, como o funcionamento da escala da arbitragem.

Em maio deste ano, a Fiba manteve a suspensão da CBB. Uma nova reunião entre as duas partes irá acontecer no dia 21 de junho e irá definir se a Confederação Brasileira segue suspensa ou retorna quadro de filiados da federação internacional.

Confira todas as mudanças propostas pela LNB:

Liga Ouro - A LNB adotará a Supercopa Brasil da CBB como competição que dará acesso ao NBB, observadas as normas regulamentares de acesso, em substituição à Liga Ouro. 


Liga de Desenvolvimento - Em relação ao que foi divulgado pela CBB sobre as competições de base, reiteramos que a realização da LDB continuará sob responsabilidade da LNB. Sendo assim, sempre estaremos dispostos a discutir com a CBB uma forma de aprimorarmos a LDB sem, no entanto, abrirmos mão de realizá-la. 


Arbitragem - A LNB sempre utilizou em suas competições, e assim permanecerá, escalando os árbitros credenciados pela Confederação. 


Superior Tribunal de Justiça Desportiva - Embora as Leis brasileiras outorguem à LNB o direito de termos o nosso próprio Tribunal de Justiça Desportiva, desde que atue exclusivamente nas competições que realizamos, e ainda que a Liga já reconheça o STJD da CBB para assuntos de sua competência original, estamos dispostos a adotar o STJD da CBB conforme acordo entre as partes. 


Campeonatos de Base - A LNB retirou do Ministério do Esporte dois projetos aprovados, na época, realizados por solicitação da própria CBB, para a realização de competições de base, sub 15 e sub 18 às quais doravante deverão ser realizadas pela CBB nos dando a tranquilidade necessária para nos concentramos nas nossas atividades fim.


Liga Feminina - Recebemos há dois anos a visita da Rainha Hortência relatando que a LBF estava em dificuldades administrativas e financeiras e corria o risco de não ocorrer. A LNB acolheu a LBF e em dois anos sanou e organizou suas finanças, conseguiu fortes patrocinadores, criou o Conselho de Administração, ampliou de três para seis o número de participantes, modernizou as áreas de comunicação e o sistema de competição. Agora, em conjunto com a LBF, decidimos que a mesma deve seguir por conta própria, portanto não se encontra mais sob o guarda-chuva da LNB. 

Conteúdo Patrocinado