Inundações no Peru podem cancelar Pan-Americano de Lima 2019 - Gazeta Esportiva
Inundações no Peru podem cancelar Pan-Americano de Lima 2019

Inundações no Peru podem cancelar Pan-Americano de Lima 2019

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/03/2017 às 15:06

São Paulo, SP

Peru atravessa momento delicado com as inundações no país (Foto: Cris Bouroncle/AFP)
Peru atravessa momento delicado com as inundações no país (Foto: Cris Bouroncle/AFP)


Os Jogos Pan-Americanos que serão realizados em Lima, no Peru, entre 26 de julho e 11 de agosto de 2019, podem estar com os dias contados. Diante das grandes inundações que o país vem enfrentando, causando inúmeros problemas, o evento pode não acontecer.

De acordo com o periódico Peru Reports, as pesadas inundações que estão assolando o país já deixou 62 pessoas mortas, além de 62 mil que tiveram suas casas danificadas ou destruídas em 24 dos 25 estados do Peru. Diante desse cenário, começou um movimento pedindo que o dinheiro que seria investido nos Jogos Pan-Americanos seja redirecionado para o socorro da população.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, afirmou que o país cumprirá com sua responsabilidade de realizar o evento. "O Peru aceitou ser o anfitrião dos Jogos Pan-Americanos em uma competição que vencemos outros países. Seria realmente uma tragédia se não puder cumprir com isso", disse em coletiva.

Além disso, o Ministro das Finanças do Peru, Alfredo Thorne, declarou que o valor destinado à realização do Pan-Americano não seria suficiente para arcar com as despesas acarretadas com as enchentes. O Peru foi eleito como sede do Pan-Americano em 2013, vencendo Santiago (Chile), Ciudad Bolívar (Venezuela) e La Punta (Argentina).

Por sua vez, o prefeito do distrito de San Isidro, que fica na Província de Lima, expressou sua opinião contrária à realização do Pan-Americano devido à situação que se encontra o país. "O Executivo deve priorizar os gastos para ajudar as vítimas. Vamos propor a suspensão dos Jogos Pan-Americanos na capital previstos para 2019, a fim de que este orçamento seja destinado à recuperação integral de todas as áreas afetadas", disse em rede social.

Conteúdo Patrocinado