Diante de hegemonia dos EUA, Canadá se destaca por volta ao 2º lugar do Pan - Gazeta Esportiva
Diante de hegemonia dos EUA, Canadá se destaca por volta ao 2º lugar do Pan

Diante de hegemonia dos EUA, Canadá se destaca por volta ao 2º lugar do Pan

Gazeta Esportiva

Por gazetaesportiva.com

26/07/2015 às 20:36 • Atualizado: 28/07/2015 às 13:23

São Paulo, SP

Com 103 medalhas de ouro, 81 de prata e 81 de bronze, os Estados Unidos confirmaram, ao fim das competições em Toronto, uma hegemonia que já dura 20 anos nos Jogos Pan-Americanos. Campeão geral seis vezes seguidas, desde Mar del Plata (1995), o país se mantém absoluto no cenário esportivo da América. As atenções se voltam, então, para o Canadá, que conseguiu um resultado histórico em casa ao ficar na vice-liderança (78 ouros, 69 pratas, 70 bronzes).

As 217 medalhas diante da torcida nacional levaram o país de volta ao segundo lugar geral, resultado que não era obtido desde 1967, quando o Pan foi realizado também no Canadá, mas na cidade de Winnipeg, palco também dos Jogos de 1999, quando os anfitriões ficaram em terceiro.

Se comparado ao desempenho da nação em Guadalajara 2011, com quinto lugar no quadro geral, o resultado de Toronto, impulsionado pela escalação de atletas de elite para obter boa performance em casa, é notável.

O Brasil se consolida no terceiro lugar ao completar o pódio pela terceira vez seguida, em série iniciada no Rio de Janeiro, em 2007. Com 41 medalhas de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, o país conseguiu relativa folga em relação a Cuba, nação tradicional em Jogos Pan-Americanos que fechou o quadro com 36 ouros, 27 pratas e 34 bronzes.

O Pan de Toronto terminou com hegemonia dos EUA, Canadá fazendo história e Brasil como 3ª força
O Pan de Toronto terminou com hegemonia dos EUA, Canadá fazendo história e Brasil como 3ª força - Credito: Gazeta Press


O top 5 é fechado pela Colômbia, que somou 27 ouros, 14 pratas e 31 bronzes. A Argentina, por sua vez, ficou com a sétima colocação, mesmo posto que havia obtido nos Jogos de Guadalajara, em 2011. O México, por sua vez, saltou do quarto lugar em casa na última edição para a sexta posição em 2015.

Com apenas um bronze conquistado ao longo da competição, quatro países garantiram seu lugar nos últimos postos do quadro de medalhas: Bermuda, Costa Rica, São Cristóvão e Nevis e São Vicente e Granadinas.

Conteúdo Patrocinado