Grêmio segura pressão, vence LDU em Quito e garante classificação - Gazeta Esportiva
Grêmio segura pressão, vence LDU em Quito e garante classificação

Grêmio segura pressão, vence LDU em Quito e garante classificação

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Luis Felipe dos Santos

13/04/2016 às 23:51 • Atualizado: 14/04/2016 às 00:17

Porto Alegre, RS

(Foto: AFP)
Tricolor Gaúcho venceu equatorianos por 3 a 2 e está nas oitavas de final da Libertadores (Foto: Javier Cazar/AFP)


O Grêmio venceu a Liga de Quito na noite desta quarta-feira, no estádio Casa Blanca, em Quito, e está classificado para a próxima fase da Copa Libertadores. A equipe tricolor fica na segunda posição, com 9 pontos, sem chances de ser alcançada por San Lorenzo ou LDU, e também sem chances de alcançar o Toluca, que já tem 13 pontos.

A classificação não veio sem emoção: a equipe tricolor levou uma dura pressão no final da partida. No primeiro tempo, Douglas e Bobô abriram 2 a 0 e davam a impressão de que a vitória viria tranquilamente. Porém, logo aos 30 segundos da etapa final, Quintero diminuiu para a LDU. Walace voltou a dar vantagem de dois gols ao Tricolor aos sete minutos, mas Cevallos amrcou o segundo dos equatorianos aos 32 e, nos minutos finais, a equipe ad casa pressionou pelo empate.

O Tricolor volta a campo para garantir uma boa classificação geral na próxima terça-feira, contra o Toluca, na Arena, às 21h45 (de Brasília). Pelo Gauchão, a equipe terá folga no final de semana.



O jogo - O Grêmio treinou durante toda a semana a velocidade da bola, a troca rápida de passes e os chutes de fora da área. Na hora do jogo, porém, as duas equipes encontraram um campo praticamente alagado pela chuva que aconteceu antes da partida, em Quito. A Liga mostrou muitas dificuldades com isso: seu principal meia de criação, Diego Morales, estava na faixa mais molhada do campo.

A Liga até ameaçou com chutes de fora da área e com bola parada no início do jogo – Alemán fez um gol bem anulado pela arbitragem – mas foi o Grêmio quem abriu o placar: aos 12 minutos, Douglas recebeu uma bola de Luan dentro da área, driblou dois jogadores e finalizou com força, no ângulo de Dominguez: 1 a 0. O resultado classificava o Grêmio e eliminava a LDU. O estádio, já praticamente vazio, ficou ainda mais calado.

A Liga de Quito segurava a bola no meio-campo, mas sem qualidade nem criatividade. Não demorou muito para Bobô liquidar o placar: recebeu uma bela bola aos 25 minutos do primeiro tempo de Douglas dentro da área e fez um gol de centroavante, chutando na saída de Dominguez, dentro da área: 2 a 0.

O melhor lance foi de Edson Puch, aos 28 minutos do segundo tempo: ao pegar um rebote no canto da área, ele tentou um voleio acrobático para fora. Nos demais ataques, a história se repetia: a LDU tentava os cruzamentos e as jogadas pelos lados, sempre errando no capricho da jogada ou parando nos cabeceios de Geromel. O Grêmio não procurava forçar – com o meio campo atrasado e uma boa vantagem no placar, segurou o primeiro tempo sem sobressaltos.

A chuva parou e no intervalo, o campo se inverteu: a LDU passou a atacar na parte mais seca do campo. Aos 30 segundos, o efeito disso apareceu: Morales, que sofreu com as poças de água por todo o primeiro tempo, driblou três gremistas e deu um grande passe para Quintero finalizar na saída de Grohe: 2 a 1. Um minuto depois ele tirou outros dois jogadores do Grêmio da jogada e bateu forte, para fora.

Porém, aos 7 minutos, Dominguez tirou mal um cruzamento e a bola sobrou para Walace. Roger havia planejado duas estratégias para o Grêmio na altitude: os passes curtos e os chutes de fora da área. Walace cumpriu uma delas com maestria – chutou forte, no ângulo direito de Dominguez, sem chance para o goleiro equatoriano: 3 a 1.

Aos 19 minutos, um clássico dos jogos do Grêmio: o milagre de Marcelo Grohe. Uma bola sobrou para Carlos Tenorio dentro da área, de frente a frente com o goleiro da Seleção, que saiu muito bem – Tenorio chutou em cima dele e a bola foi para fora.

Aos 32 minutos, a LDU voltou para o jogo: José Cevallos, filho do lendário goleiro campeão da América em 2008, deu um chute de longe, cruzado, que picou na frente de Grohe e o desmontou: 3 a 2.
Depois do gol, a Liga de Quito foi para cima, e o Grêmio se retrancou. Uma das três alterações foi a entrada do zagueiro Bressan, para reforçar a defesa, especialmente na bola aérea, muito tentada pela equipe branca.

Aos 45 minutos, a LDU teve uma importante falta perto da área, mas Alemán chutou na barreira. Aos 46, Lincoln encaixou um contra-ataque, mas chutou nos pés do goleiro Domínguez.

FICHA TÉCNICA
LDU 2 X 3 GRÊMIO

Local: Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Horário: 21h45
Árbitro: Roberto Tobar
Assistentes: Christian Schiemann e Raúl Orellana (trio chileno)
Cartões Amarelos: Alemán e Tenorio (LDU); Bobô, Grohe e Wallace Oliveira (Grêmio)

GOLS
LDU: Quintero, aos 30 segundos, e Cevallos, aos 32 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Douglas, aos 12 minutos do 1º tempo, Bobô aos 25 minutos do 1º tempo, e Walace, aos 7 minutos do 2º tempo.

LDU: Domínguez; Quintero (Padilla), Romero, Ayoví e Estupiñan (Cevallos); Hidalgo, Benavídez, Alemán e Morales; Puch (Villalva) e Tenorio. Técnico: Alvaro Gutierrez

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Edinho, Walace, Giuliano, Douglas (Pedro Rocha) e Luan

Conteúdo Patrocinado