Grêmio irá receber para não exibir marca em sua camisa; Conheça o não-patrocínio - Gazeta Esportiva
Grêmio irá receber para não exibir marca em sua camisa; Conheça o não-patrocínio

Grêmio irá receber para não exibir marca em sua camisa; Conheça o não-patrocínio

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/04/2016 às 14:39

São Paulo, SP

RS - FUTEBOL/CAMPEONATO GAUCHO 2016/ GREMIO x NOVO HAMBURGO - ESPORTES - Lance da partida entre Gremio e Novo Hamburgo disputada na tarde deste domingo, na Arena do Gremio, valida pelo Campeonato Gaucho 2016. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Segundo o Grêmio, iniciativa será inédita no Brasil (Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)


O Grêmio inovou no quesito de patrocínio esportivo. Nesta terça-feira, o Tricolor anunciou que será o primeiro clube brasileiro a receber dinheiro para não estampar uma marca em sua camisa.

O acordo foi articulado com a Umbro, fornecedora de material esportivo do clube, que comprou a região da omoplata no uniforme gremista, mas não irá estampar sua marca na área. Com isso, o Grêmio receberá do Grupo Dass (fabricante da Umbro no Brasil) para não exibir nenhum patrocínio acima do distintivo e da marca da fabricante da camisa.

A inovação foi criada após uma pesquisa realizada pelo clube em parceria com o Instituto INDEX. O estudo, realizado com torcedores gremistas, revelou que os adeptos do clube têm boa aceitação dos patrocínios máster, na região peitoral, mangas e costas da camisa. No entanto, o uso de marcas nas omoplatas apresentou um índice elevado de rejeição junto aos torcedores.

"A compensação irá englobar um valor monetário decorrente de crédito em mercadorias para venda na loja Grêmio Mania, com a receita da venda sendo integralmente do clube. Ou seja, quanto mais o torcedor adquirir produtos oficiais da Umbro, mais retorno financeiro o Grêmio terá", salientou o executivo demarketing tricolor, Beto Carvalho.

Com a decisão do “não-patrocínio” nas omoplatas, o Grêmio terá como única marca em sua camisa o banco Banrisul, que patrocina o clube há algumas temporadas e seguirá com o centro do uniforme gremista.

Veja a nota do Grêmio:

Grêmio apresenta modalidade de patrocínio inédita entre os clubes brasileiros. Por meio de pesquisa qualitativa encomendada ao Instituto de Pesquisa INDEX, o marketing do Clube procurou analisar o comportamento do torcedor gremista em relação à colocação de patrocínios na camisa de jogo e de quanto a localização deles influencia na decisão de compra.

Diante do resultado do estudo, o Clube negociou com o Grupo Dass, empresa fabricante dos produtos Umbro no Brasil e fornecedora do material esportivo do Grêmio, um formato diferenciado de patrocínio e que consiste na não aplicação de publicidade no omoplata, região situada no frontal superior da camisa, especialmente no lado esquerdo, acima do escudo do Clube. O acordo comercial foi celebrado na última sexta-feira (08), no Centro de Criação da Dass, em Ivoti/RS, com a presença do presidente Romildo Bolzan, o executivo de marketing do Tricolor Beto Carvalho, o presidente do Grupo Dass, Vilson Hermes, e o diretor da marca, Henrique Hermes.

O extrato da pesquisa, realizada a partir de entrevistas com quatro grupos focais, compostos por torcedores gremistas com amostras estratificadas segundo a composição de perfis estruturais da torcida, revelou muito boa aceitação dos patrocínios máster (região peitoral da camisa), bem como, dos localizados nas mangas e costas. No entanto, um espaço em particular foi dissonante a esta percepção, apresentando relevante índice de rejeição ao uso: o denominado "espaço do omoplata".

Com esse modelo diferenciado de "não patrocínio, patrocinado", o clube passa a receber da fornecedora de material esportivo, ressarcimento específico pela não aplicação de marcas nessa região da camisa.

"A compensação irá englobar um valor monetário decorrente de crédito em mercadorias para venda na loja GremioMania, com a receita da venda sendo integralmente do Clube. Ou seja, quanto mais o torcedor adquirir produtos oficiais da Umbro, mais retorno financeiro o Grêmio terá", salienta o executivo de marketing do Grêmio, Beto Carvalho.

Conteúdo Patrocinado