Com golaço de Lincoln, Grêmio vence e lidera Campeonato Gaúcho - Gazeta Esportiva
Com golaço de Lincoln, Grêmio vence e lidera Campeonato Gaúcho

Com golaço de Lincoln, Grêmio vence e lidera Campeonato Gaúcho

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Luis Felipe dos Santos

20/03/2016 às 20:28

Porto Alegre, RS

O Grêmio precisava afirmar os jovens e obter uma sequência de vitórias no campeonato Gaúcho: na noite deste domingo (20), conseguiu. A equipe tricolor derrotou o Ypiranga em Erechim por 2 a 1, com time misto – e com direito a um gol fantástico de Lincoln, 17 anos.


O time de Roger Machado foi a Erechim bastante desfalcado. Sem titulares como Giuliano e Douglas, a equipe tricolor ainda perdeu o zagueiro Geromel pouco antes do início da partida, com uma indisposição estomacal. Ainda assim, Roger não mudou o esquema tático: a ideia era apostar na velocidade de Pedro Rocha, Lincoln e Éverton para pressionar o Ypiranga no seu campo.


O técnico do Ypiranga, Leocir Dall’astra, por sua vez, mudou o sistema tático da equipe para o 3-5-2, tentando pressionar o Grêmio pelas laterais do campo. A ideia funcionou nos primeiros minutos do primeiro tempo: o time conseguia chegar bem pelos lados do campo e levava perigo nos cruzamentos. Entretanto, ao longo do primeiro tempo o Grêmio conseguiu encaixar a marcação e acertar os ataques quando os alas do Ypiranga estavam projetados.


Aos 27 minutos, Bobô recebeu um lançamento de Marcelo Hermes na ponta esquerda e passou para Pedro Rocha no meio da área. O atacante tocou na saída do goleiro: 1 a 0. Aos 32, Lincoln recebeu dentro da área e tentou driblar Carlão, que saiu bem.


Aos 34 minutos, um lance digno de prêmio Puskas: Lincoln recebeu um cruzamento de Pedro Rocha na direita, se antecipou ao zagueiro Róbson e chutou de calcanhar, sem pulo, no canto esquerdo de Carlão. Um gol ao estilo de Zlatan Ibrahimovic: 2 a 0.


Depois da pintura de Lincoln, o Grêmio acumulou finalizações e ataques, enquanto um Ypiranga desnorteado tentava lançamentos infrutíferos. Ainda daria tempo de Marcelo Grohe fazer uma grande defesa em um chute de fora da área de Danilinho, aos 47 do segundo tempo.


“O professor sempre cobra para que eu entre na área, então eu sempre tento entrar para conseguir finalizar e fazer os gols. Não é a primeira vez”, afirmou um modesto Lincoln sobre o seu golaço, no intervalo.


A equipe do Ypiranga conseguiu estancar os ataques gremistas no início do primeiro tempo. Aos 11 minutos, em um cruzamento para a área, Léo errou a cabeçada, a bola bateu em Fred e entrou no gol: 2 a 1.


Aos 15, Pedro Rocha quase conseguiu driblar Carlão e passar para Bobô, mas o lateral Daniel tirou do gol. Aos 24, Marcelo Grohe quase comprometeu: errou um chute perto da área, a bola foi para trás e o goleiro gremista tirou de carrinho, bem perto da linha. Aos 27, após um cruzamento para a área, Jessé, do Ypiranga, quase fez um gol contra para o Grêmio, mas a bola bateu no travessão.


Enquanto o Ypiranga tentava atacar pelas laterais e cruzar a bola na área, o Grêmio apostava na habilidade dos seus jovens jogadores de frente. Aos 37, Lincoln fez uma boa jogada pela esquerda e chutou forte, para a defesa de Carlão. Aos 40, Pedro Rocha tentou um chapéu em Laerte, mas não conseguiu a finalização.


O próximo confronto do Grêmio pelo Campeonato Gaúcho será no próximo domingo (27) contra o Lajeadense, na Arena, às 16 horas (de Brasília).


FICHA TÉCNICA
YPIRANGA 1 X 2 GRÊMIO


Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
Data: 20 de março de 2016, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Diego Real
Assistentes: Élio Júnior e José Calza
Cartões amarelos: Daniel e Ernani (Ypiranga); Bressan e Hermes (Grêmio)


GOLS:
YPIRANGA: Fred, contra, aos 11 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Pedro Rocha, aos 27 minutos do primeiro tempo, e Lincoln, aos 34 do primeiro tempo


YPIRANGA: Carlão; Daniel (Jucemar), Negretti e Laerte; Ernani, Robson, Jardel (João Paulo) Jessé e Danilinho; Léo e Túlio Renan
Técnico: Leocir Dall’astra


GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Bressan, Fred e Marcelo Hermes (Kaio); Walace, Edinho, Pedro Rocha, Lincoln e Everton (Iago); Bobô.
Técnico: Roger Machado

Conteúdo Patrocinado