River Plate derrota o Santa Fe e conquista bicampeonato da Recopa - Gazeta Esportiva
River Plate derrota o Santa Fe e conquista bicampeonato da Recopa

River Plate derrota o Santa Fe e conquista bicampeonato da Recopa

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/08/2016 às 23:09 • Atualizado: 25/08/2016 às 23:17

São Paulo, SP

Argentina's River Plate midfielder Andres D'Alessandro (L) celebrates with teammates after forward Sebastian Driussi (C, bottom) scored a goal against Colombia's Independiente Santa Fe during their Recopa Sudamericana 2016 second leg final football match at the Monumental stadium in Buenos Aires on August 25, 2016. / AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
O armador D'Alessandro ergue o primeiro troféu desde que voltou a River Plate (Foto: Juan Mabromata/AFP)


O River Plate derrotou o Independiente Santa Fe por 2 a 1, nesta quinta-feira, no estádio Monumental de Núñez, e conquistou o bicampeonato da Recopa Sul-americana. A apertada vitória sobre os colombianos foi suficiente para que os comandados de Marcelo Gallardo levantassem o troféu, já que a primeira partida havia terminado com um empate sem gols.

O clube argentino já havia conquistado o título da última edição da Recopa Sul-americana, ao bater o San Lorenzo nos dois jogos disputados em fevereiro do ano passado. Dessa vez, o River Plate se credenciou para a decisão do torneio por ter vencido a Copa Libertadores de 2015. Já o Santa Fe, campeão da Sul-americana do ano passado, segue sem um título de Recopa.

O troféu foi o primeiro que o ídolo Andrés D'Alessandro ergueu desde que foi emprestado pelo Internacional para o River Plate, em fevereiro deste ano. Já o técnico Marcelo Gallardo chegou ao sexto título internacional desde que aceitou dirigir a equipe em que brilhou como jogador. O treinador comanda os millonarios desde a temporada de 2014.

O Jogo - A pressão exercida pelo River Plate no Monumental de Núñez foi letal para o Santa Fe. Com apenas três minutos, Driussi surgiu livre na pequena área e não teve trabalho para completar o cruzamento de Martínez para a rede. O gol incendiou a torcida no estádio de Buenos Aires e deixou o jogo muito movimentado.

Aos 11 minutos, Osorio tentou responder para o Santa Fe com um chute colocado, mas mandou para fora. Já aos 16, Alario foi acionado dentro da área e perdeu grande chance ao cabecear longe do gol. Na sequência, contudo, as equipes acertaram o pé e exigiram boas defesas dos goleiros Batalla e Zapata.

Argentina's River Plate forward Lucas Alario celebrates after scoring the team's second goal against Colombia's Independiente Santa Fe during their Recopa Sudamericana 2016 second leg final football match at the Monumental stadium in Buenos Aires on August 25, 2016. / AFP PHOTO / ALEJANDRO PAGNI
Driussi e Alario (foto) marcaram os gols que deram o bicampeonato ao River (Foto: Alejandro Pagni/AFP)


O primeiro a trabalhar foi o arqueiro do River Plate. Aos 24 minutos, Gordillo buscou a finalização de longe e fez Batalla a espalmar para o lado. Já aos 28, Martínez respondeu para os argentinos e chutou forte de fora da área, obrigando Zapata a cair para praticar a defesa.

Assim como na etapa inicial, o ritmo de jogo que o River Plate imprimiu nos primeiros minutos do segundo tempo surpreendeu o Santa Fe. Aos cinco minutos, Maidana cruzou da direita e Alario saltou entre os zagueiros do rival para cabecear com força, no ângulo de Zapata.

A necessidade de reverter o placar levou o Santa Fe a se mandar para o ataque. Aos dez minutos, Gómez tentou a sorte com outro chute de longa distância, mas parou em Batalla. O goleiro do River Plate só não teve como evitar a cabeçada de Salaberry. Aos 19, o zagueiro aproveitou uma bola alçada por Osorio e surgiu em frente ao arqueiro argentino, na pequena área, para descontar.

A reação do River Plate veio aos 28 minutos, em chute de Martínez que acertou a trave de Zapata. Já o Santa Fe encontrou uma boa oportunidade aos 43 minutos, após uma sobra de bola cair nos pés de Salaberry. O zagueiro tentou emendar um voleio dentro da área, mas o tiro saiu para fora. Com o placar inalterado, os argentinos puderam comemorar o bicampeonato da Recopa após o apito final do árbitro.

Argentina's River Plate forward Lucas Alario (C) heads the ball to score the team's second goal against Colombia's Independiente Santa Fe during their Recopa Sudamericana 2016 second leg final football match at the Monumental stadium in Buenos Aires on August 25, 2016. / AFP PHOTO / ALEJANDRO PAGNI
A cabeçada do atacante Alario entrou no ângulo do goleiro Zapata, do Santa Fe (Foto: Alejandro Pagni/AFP)


FICHA TÉCNICA:
RIVER PLATE 2 X 1 INDEPENDIENTE SANTA FE


Local: Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 25 de agosto de 2016, quinta-feira
Horário: 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Víctor Carrillo (Peru)
Assistentes: Jonny Bossio e Coty Carrera (ambos do Peru)
Cartões amarelos: Casco e Martínez (River Plate); Gordillo e Falcón (Santa Fe)

GOLS:
RIVER PLATE: Driussi, aos três minutos do primeiro tempo, e Alario, aos cinco do segundo tempo
SANTA FE: Salaberry, aos 19 minutos do segundo tempo

RIVER PLATE: Batalla; Moreira, Maidana, Mina e Casco; Fernández, Martínez (Mora), Ponzio e D´Alessandro (Andrade); Driussi (Alonso) e Alario
Técnico: Marcelo Gallardo

SANTA FE: Zapata; Arboleda, Salaberry, Tesillo e Mosquera; Roa, Gordillo, Pérez (Salazar), Pico (Falcón) e Gómez; Osorio
Técnico: Gustavo Costas

Conteúdo Patrocinado