Barça reconhece que acerto com Neymar não cumpriu com prazo da Fifa - Gazeta Esportiva
Barça reconhece que acerto com Neymar não cumpriu com prazo da Fifa

Barça reconhece que acerto com Neymar não cumpriu com prazo da Fifa

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/01/2017 às 12:45 • Atualizado: 04/01/2017 às 12:49

São Paulo, SP

A novela envolvendo a polêmica contratação de Neymar pelo Barcelona parece não ter fim. O presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu, e seu antecessor, Sandro Rosell, confirmaram à Justiça espanhola que o acerto com o jogador brasileiro aconteceu em dezembro de 2011, quando o atleta tinha vínculo com o Santos até agosto de 2014, mediante a um adiantamento de 10 milhões de euros.

O problema é que a negociação desrespeitou o prazo determinado pela Fifa. De acordo com a entidade, um jogador só pode acertar com outro clube apenas quando seu contrato estiver a seis meses do término.

Mesmo assim, a contratação contou com o aval do então presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro - que morreu em 2016. Por sua vez, o Barcelona e o estafe de Neymar classificavam o pagamento como um empréstimo feito pela agremiação da Espanha.

A contratação de Neymar ocorreu antes do prazo determinado pela Fifa (Foto: AFP)
A contratação de Neymar ocorreu antes do prazo determinado pela Fifa (Foto: AFP)


O Globoesporte.com teve acesso a áudios e transcrições dos depoimentos prestados por Rosell em 2014 e Bartomeu em 2015 ao fisco espanhol. O primeiro afirmou ao juiz Pablo Ruz que outros clubes estavam interessados em contar com o futebol de Neymar, o que justificou o pagamento de um adiantamento para garantir que o brasileiro tivesse como destino o Barcelona. Em carta enviada ao estafe de Neymar, o mandatário do Santos à época, Luis Alvaro, autorizava a transação.

"Havia outros clubes com outras cifras. Então, quando voltamos a acertar por 40 milhões de euros... o pai de Neymar me disse: 'Isto é o sinal?'. E então eu lhe disse: 'Muito bem, quanto quer de sinal'. 'Quero 10 (milhões de euros)'. 'Pois te daremos o sinal de 10'. Sorte que ele me pediu, senão eu teria oferecido. Eu teria dito: 'Veja, não quer nada adiantado?'", disse Rosell.

"E essa negociação, entende você, é um pagamento como sinal", disse o juiz Ruz. "Um sinal muito bem pago com empréstimo", respondeu o ex-presidente do Barça.

Então, o juiz afirmou ao dirigente que as duas formas de pagamento (empréstimo e adiantamento) eram diferentes na prática, e que gostaria de saber se a intenção do Barcelona era fazer um adiantamento formalizado como empréstimo.

A resposta de Rosell, no entanto, não pôde ser ouvida nos áudios. O então presidente do clube catalão renunciou ao cargo, sendo sucedido por Bartomeu, que prestou depoimento sobre o caso numa audiência realizada em fevereiro de 2015.

Segundo Bartomeu, o Barça tinha interesse em três jogadores brasileiros, mas que dois deles já haviam sido contratados por outros clubes da Europa, restando apenas Neymar. Assim, a agremiação catalã se utilizou de um "quase pagamento antecipado para assegurar que ele não fosse para outro clube".

Em contato com o Globoesporte.com, a assessoria de Neymar declarou que não comentaria as declarações pelo fato de o caso já ter sido encerrado pela Justiça da Espanha, que sentenciou em dezembro o pagamento por parte do Barça de cerca de R$ 21 milhões ao fisco espanhol.

Conteúdo Patrocinado