Sem Marta, Emily Lima faz primeira convocação da Seleção feminina - Gazeta Esportiva
Sem Marta, Emily Lima faz primeira convocação da Seleção feminina

Sem Marta, Emily Lima faz primeira convocação da Seleção feminina

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/11/2016 às 10:41 • Atualizado: 15/11/2016 às 12:02

São Paulo, SP

Como de costume, a Seleção Brasileira feminina disputará no próximo mês o Torneio Internacional, em Manaus. Esta foi a primeira oportunidade para a nova técnica do Brasil, Emily Lima, fazer a convocação que, neste ano, não conta com a estrela e cinco vezes melhor jogadora do mundo, Marta Silva.

Foram 23 as atletas selecionadas para disputar a competição amistosa, que acontece do dia 7 ao 18 de dezembro. Além da equipe brasileira, as seleções da Costa Rica, Rússia e Itália também participarão do campeonato. As duas melhores colocadas no quadrangular serão as finalistas, enquanto as outras duas disputarão o terceiro lugar. Todos os jogos serão realizados na Arena da Amazônia.

Das 23 representantes da Amarelinha, 13 disputaram os Jogos Olímpicos do Rio 2016, nos quais a Seleção feminina conquistou a quarta colocação. Além de Thaisa e Camila, que participaram dos Jogos, outras três campeãs da Copa do Brasil, pelo Corinthians, também integram a lista: a goleira Letícia e as atacantes Nenê e Chu – esta, artilheira da competição. Millene, centroavante do Rio Preto e maior goleadora do Campeonato Brasileiro feminino deste ano, com 10 gols, também foi chamada.

(Foto: Kin Saito/CBF)
Emily Lima fez a primeira convocação da Seleção Brasileira feminina (Foto: Kin Saito/CBF)


Considerada melhor do mundo pela Fifa em 2006, 2007, 2008 e 2009 e vencedora da Bola de Ouro da Fifa em 2010, Marta não apareceu na lista de Emily. Apesar de ter sido citada pela treinadora quando esta assumiu a Seleção, a CBF não divulgou o motivo da ausência da jogadora. É válido lembrar, porém, que o Torneio não é data Fifa e que, portanto, os clubes estrangeiros não têm a obrigação de liberar as atletas – Marta joga pelo FC Rosengard, na Suécia. Outras duas importantes ausências são a de Andressa Alves, do Barcelona, e de Cristiane, atleta do Paris Saint-Germain. As duas foram titulares nas Olimpíadas do Rio 2016.

A surpresa positiva fica por conta da experiente Formiga que, apesar de ter anunciado a aposentadoria após os Jogos, foi relacionada e ajudará as meninas do Brasil.

Disputado anualmente desde sua criação, em 2009, esta é a oitava edição do Torneio Internacional. Dos sete, o Brasil se sagrou campeão em seis – em 2010, em São Paulo, perdeu o título para o Canadá.

Confira a lista de jogadoras convocadas para o Torneio Internacional de Manaus:

Goleiras

Bárbara - CBF

Letícia - Corinthians

Viviane - São José

Zagueiras

Rafaelle - Changchun Volkswagem (China)

Mônica - Adelaide United FC (Austrália)

Bruna Benites - Avaldsnes Idrettslag (Noruega)

Ana Alice - Kiryat Gat (Israel)

Laterais

Camila - Corinthians

Tamires - Fortuna Horring (Dinamarca)

Fabiana - Dalian Quanjian (China)

Poliana - Houston Dash (EUA)

Meio-campistas

Formiga - CBF

Thaisa - Corinthians

Andressinha - Houston Dash (EUA)

Gabi Ceará - Braga (Portugal)

Debinha - Dalian Quanjian (China)

Rosana - São José

Gabi Zanotti - Dalian Quanjian (China)

Atacantes

Rafaela - Francana

Nenê - Corinthians

Millene - Rio Preto

Bia Zaneratto - Huyndai Steel Red Angels (Coreia do Sul)

Chu - Corinthians

Conteúdo Patrocinado