Desempregado, brasileiro indicado ao Puskas torce por "forcinha" de Messi - Gazeta Esportiva
Desempregado, brasileiro indicado ao Puskas torce por "forcinha" de Messi

Desempregado, brasileiro indicado ao Puskas torce por "forcinha" de Messi

Gazeta Esportiva

Por Ana Carolina da Silva*

06/11/2015 às 16:00 • Atualizado: 06/11/2015 às 18:13

São Paulo, SP

Um telefone que não para de tocar e uma voz entrecortada por risos. Assim está sendo o dia do atacante Wendell Lira, indicado ao Prêmio Puskas da Fifa como o autor de um dos dez gols mais bonitos da última temporada. Na ocasião da pintura, o atleta defendia o Goianésia no Campeonato Goiano, mas segue desempregado desde o término da Série D do Brasileirão, e da Terceirona, que disputou pelo mineiro Tombense. O dono do golaço, porém, não parece muito preocupado: se for escolhido entre os três melhores no dia 30 de novembro, data em que a lista será reduzida pela Fifa, basta pedir ajuda a um estrelado concorrente pelo troféu.


“Olha, se eu conseguir encontrar o Messi lá no dia da entrega do prêmio, posso pedir uma forcinha para ele no Barcelona, né? Posso entregar o meu currículo. Quem sabe ele não consegue alguma coisa para mim no Barcelona ou no Real Madrid”, brincou o atacante em bate-papo exclusivo com a Gazeta Esportiva na tarde desta sexta-feira, quando a nomeação foi divulgada. A cerimônia ocorrerá em 11 de janeiro de 2016, no mesmo dia em que o vencedor da Bola de Ouro for revelado em Zurique, na Suíça.




Wendell Lira será o único brasileiro na briga pelo prêmio de gol mais bonito da temporada (Foto: Reprodução/Twitter)
Wendell Lira será o único brasileiro na briga pelo prêmio de gol mais bonito da temporada (Foto: Reprodução/Twitter)

O gol em questão foi marcado no dia 11 de março em partida contra o Atlético-GO. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Adriano da Matta tabelou com Nonato na meia-lua e executou um belo passe pelo alto para o centro da grande área. Em posição mais do que legal, Lira surgiu entre os zagueiros do Dragão e, com um pé na marca da cal, completou para o gol com uma meia bicicleta cheia de classe. “A jogada inteira foi muito bem construída, né? Não só o meu toque para o gol, mas o lance todo foi muito bonito”, orgulhou-se.


Embora já tenha anotado alguns tentos bem articulados, o atacante reconhece que este será o mais memorável de sua carreira. “Olha, eu já fiz muitos gols bonitos na carreira, mas não é sempre assim não, vou te falar”, divertiu-se, admitindo que a indicação nunca havia lhe passado pela cabeça. “Nunca, nunca, nunca. Eu sabia que tinha sido um gol bonito e que repercutiu muito no mundo inteiro, foi compartilhado no Instagram de muita gente, mas eu jamais imaginaria que fosse receber a indicação. Isso nunca passou pela minha cabeça”, confessou.


Além de Wendell, outros nove atletas concorrem ao prêmio em sua lista inicial, que será reduzida a três nomes no dia 30 de novembro. Em meio a outros “anônimos” como David Ball, Gonzalo Castro, Marcel Ndjeng e Esteban Ramírez, jogadores como Lionel Messi, Carlitos Tévez, Philippe Mexes e Alessandro Florenzi também surgem como postulantes ao troféu, cujo dono será definido em votação totalmente aberta ao público. Fechando a relação, a norte-americana Carli Lloyd foi lembrada pelo golaço marcado contra o Japão na Copa do Mundo de futebol feminino.



Diante de tantos nomes de maior expressão, Lira não se atreve a deixar um recado aos dois badalados argentinos de Barcelona e Juventus. “Nossa senhora, que isso... Não tem nem o que falar para eles, né? Ainda mais vindo de um cara como eu. Só dá para chegar lá e reverenciar”, declarou de forma humilde, aos 26 anos. “Para falar a verdade, eu só quero chegar entre os três primeiros para ter a chance de ir para a entrega do prêmio e tudo mais. Tem muita gente grande nisso, fica difícil”, ponderou.


Para aumentar ainda mais o seu sentimento de euforia, o jogador foi o único brasileiro indicado pela entidade. “É até engraçado isso. Tantos jogadores brasileiros brilhando no mundo afora, Neymar, Willian, Oscar... E a indicação vem para um cara como eu. Fico muito feliz, nem consigo acreditar”, explicou. “O meu coração ainda sem acreditar, mas estou feliz. Chega a ser difícil de acreditar que a gente está concorrendo a um prêmio desse tamanho.”


A inatividade já é uma realidade em sua vida desde setembro, quando a participação do Tombense na Terceirona foi encerrada com eliminação no Grupo B. De forma simultânea, o Goianésia também conhecia a própria queda na Série D. Consequentemente, o goiano ainda não teve contato com todos os ex-colegas de clube, que ainda encontram o obstáculo da congestionada linha telefônica. “Rapaz, ainda não consegui falar com ninguém direito. Estou curtindo as férias na casa da minha mãe e o meu telefone não para de tocar, é uma ligação atrás da outra. A gente chega até a ficar perdido dentro de casa”, comentou, aos risos.




Também favorito à Bola de Ouro, Messi foi indicado ao Prêmio Puskas contra o brasileiro Lira (foto: Oliver Morin / AFP)
Também favorito à Bola de Ouro, Messi foi indicado ao Prêmio Puskas contra o brasileiro Wendell (foto: Oliver Morin / AFP)

Questionado sobre o teor das ligações, que podem ou não incluir dirigentes de clubes interessados no futebol do indicado ao Puskas, Lira foi reservado, mas não negou as esperanças. “Eu espero que sim, né? Seria muito bom. Mas no momento eu vou sentar com a minha família e ver o que aparece, não quero tomar nenhuma decisão precipitada”, afirmou. “Agora eu vou ficar com a minha filha e com a minha esposa, quero aproveitar esse tempo para curtir a minha família”, completou.


Por fim, o respeitoso postulante ao prêmio de gol mais bonito da temporada não quis tecer qualquer provocação ao goleiro Márcio, vazado na vitória sobre o Atlético-GO. “Não, o Márcio é um goleiraço, sem dúvida. Por isso mesmo, foi uma honra poder fazer um gol bonito em um cara como ele, é muito gente boa”, encerrou Wendell Lira.


*especial para a Gazeta Esportiva


Colaboraram Olga Bagatini e Bruno Ceccon.

Conteúdo Patrocinado