Aumento do número de países na Copa do Mundo será definido em janeiro - Gazeta Esportiva
Aumento do número de países na Copa do Mundo será definido em janeiro

Aumento do número de países na Copa do Mundo será definido em janeiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/10/2016 às 21:15

São Paulo, SP

A Fifa já tem data para definir se a Copa do Mundo será disputada por 48 países. A entidade que comanda o futebol se reunirá em congresso entre os dias 9 e 10 de janeiro, e neste encontro será batido o martelo sobre a situação.

O presidente Gianni Infantino já se mostrou favorável ao aumento do número de participantes. Para a Copa de 2018, na Rússia, 32 países se qualificarão para o Mundial. Assim, se aprovado, o inchaço abrirá 16 novas vagas para o principal torneio de seleções do mundo.

Infantino quer a Copa com maior número de seleções (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Infantino quer a Copa com maior número de seleções (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)


"Discutimos, e agora faremos as avaliações. Na próxima reunião do Conselho, a decisão será tomada", explicou o mandatário, durante encontro de dirigentes da entidade. Infantino garantiu que a resolução será voltada para o bem do futebol mundial: "Não vamos pensar em questões políticas ou financeiras".

Segundo a agência AFP, membros do Conselho não são favoráveis ao inchaço da Copa do Mundo. Um dirigente, que pediu anonimato, afirmou que o presidente da Fifa vem fazendo muita pressão pela aprovação da ideia.




Outra possível mudança promovida pela Fifa é relacionada ao rodízio de continentes para escolher a sede dos Mundiais. Como a Copa de 2018 acontecerá na Europa, não haveria possibilidade de um país da região receber o evento em 2026, por conta da rotação.

A entidade definiu que, caso nenhuma outra nação preencha os requisitos necessários para sediar a competição, serão aceitas candidaturas de países europeus.

Conteúdo Patrocinado