Giovani dos Santos surpreende, bate africanos e vence Corrida de Reis - Gazeta Esportiva
Giovani dos Santos surpreende, bate africanos e vence Corrida de Reis

Giovani dos Santos surpreende, bate africanos e vence Corrida de Reis

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/01/2017 às 09:36 • Atualizado: 30/05/2017 às 12:59

São Paulo, SP

Giovani dos Santos foi o grande vencedor da 33ª edição da Corrida de Reis. A já tradicional prova de 10km disputada no Mato Grosso desta vez não contou com o domínio dos africanos. Sob forte calor, um dos principais corredores brasileiros da atualidade, que já havia terminado em quarto lugar na São Silvestre, se distanciou do restante do pelotão a partir do km 8 para cruzar a linha de chegada na primeira colocação. Já no feminino não teve jeito. A queniana Esther Kakur confirmou as expectativas para dar continuidade ao domínio africano na prova.

Quarto colocado na São Silvestre, Giovani dos Santos foi o grande campeão da Corrida de Reis (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Quarto colocado na São Silvestre, Giovani dos Santos foi o grande campeão da Corrida de Reis (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Desde 2008 um brasileiro não cruzava a linha de chegada na primeira colocação se tratando de Corrida de Reis. O último atleta a conseguir a façanha de bater os africanos foi Franck Caldeira. Já no feminino a supremacia dos estrangeiros é ainda maior. A última brasileira a vencer a prova foi Lucélia De Oliveira, em 2007.

Augustine Sulle, da Tanzânia, tiha tudo para ficar com o título no masculino. Desde o segundo quilômetro o atleta parecia imprimir um ritmo superior em comparação com seus concorrentes e se manteve à frente até o oitavo quilômetro. Foi justamente neste trecho que Giovani dos Santos aproveitou a perda de fôlego do rival para ultrapassá-lo e se manter firme na ponta para ficar com o título.

Já no feminino não teve para ninguém. As africanas se mostraram realmente muito superiores ao restante das atletas e a partir da metade da prova se desgarraram do pelotão. Os últimos metros foram marcados pela disputa entre Esther Kakuri e Emmaculate Jebet. Jebet não conseguiu acompanhar o ritmo da rival, que decidiu forçar na reta final da prova e ainda foi ultrapassada por Failuna Matanga, que terminou na segunda colocação.

A 33ª edição da Corrida de Reis contou com a inscrição de mais de 15 mil atletas. Uma verdadeira multidão tomou as contas das ruas da capital Cuiabá e também de Várzea Grande para completar a prova que marca a abertura do calendário brasileiro de corridas de rua.

Conteúdo Patrocinado