Troféu de pelada da Fifa se assemelha ao do Mundial de Clubes de 2000 - Gazeta Esportiva
Troféu de pelada da Fifa se assemelha ao do Mundial de Clubes de 2000

Troféu de pelada da Fifa se assemelha ao do Mundial de Clubes de 2000

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/01/2017 às 18:48 • Atualizado: 09/01/2017 às 18:52

São Paulo, SP

"Réplica" do troféu do Mundial de 2000 foi parar nas mãos de um corintiano, Marlone (fotos: reprodução/Facebook e Fernando Dantas/Gazeta Press)
"Réplica" do Mundial de 2000 foi parar nas mãos de um corintiano, Marlone (fotos: reprodução e Fernando Dantas/Gazeta Press)


A Fifa utilizou um troféu muito semelhante àquele que o Corinthians conquistou no Mundial de Clubes de 2000 como premiação de uma pelada. O jogo foi promovido na sede da entidade, em Zurique, com alguns dos convidados da festa que elegeu o português Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do mundo em 2016.

Assim como a taça entregue ao colombiano Freddy Rincón, capitão do Corinthians em 2000, o troféu prateado da pelada tem a escultura de uma bola cheio de gomos no topo. A base é a mesma, diferindo-se apenas em suas dimensões e no que está gravado em uma das hastes – ao invés de “Fifa Club World Champioship”, lê-se “Home of Fifa”.

Em 2000, a Fifa havia gastado US$ 25 mil com a produção da taça de 47,5cm e 4kg do primeiro Mundial de Clubes que organizou. O trabalho ficou a cargo do estúdio italiano Sawaya & Maroni, já contratado pela entidade em outras ocasiões – nas concepções dos troféus da Copa do Mundo feminina e da Copa do Mundo de futsal, por exemplo.

Com a interrupção da realização do seu Mundial de Clubes, contudo, a Fifa optou por outro modelo de troféu, desenhado pela empresa britânica Thomas Fattorini (com suporte modernista e a escolha do dourado como cor da base e da bola no topo, agora retratando os continentes) ao retomar o torneio, em 2005, ano que teve a vitória do São Paulo sobre o Liverpool, da Inglaterra, na decisão. O Corinthians também ganhou essa taça, em 2012, derrotando o inglês Chelsea.

E justamente um jogador corintiano teve o prazer de levantar o troféu entregue pela Fifa nesta segunda-feira. Derrotado pelo malaio Mohd Faiz Subri no prêmio Puskás, que homenageia o gol mais bonito da temporada, o meia-atacante Marlone participou da pelada em Zurique ao lado de algumas estrelas, como o argentino Diego Armando Maradona, e saiu vitorioso.




“O Puyol deu a vida para ganhar até na pelada. Estava no time dele e fomos campeões”, contou Marlone, orgulhoso. O meia fez questão de publicar em suas redes sociais uma fotografia em que aparece ao lado do aposentado defensor espanhol e do troféu semelhante ao do primeiro Mundial corintiano.

Conteúdo Patrocinado