Corinthians perde dois pênaltis, mas vence Ponte Preta em Itaquera - Gazeta Esportiva
Corinthians perde dois pênaltis, mas vence Ponte Preta em Itaquera

Corinthians perde dois pênaltis, mas vence Ponte Preta em Itaquera

Gazeta Esportiva

Por Marcos Guedes

30/03/2016 às 23:40 • Atualizado: 31/03/2016 às 01:16

São Paulo, SP

Romero abriu o placar e perdeu um pênalti com o marcador já definido (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Romero abriu o placar e perdeu um pênalti com o marcador já definido (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


O Corinthians perdeu dois pênaltis, mas assegurou com duas rodadas de antecedência a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista. Em mais uma partida definida nos minutos derradeiros, algo que se tornou corriqueiro neste ano, a formação alvinegra fez 2 a 1 na Ponte Preta, em Itaquera.

Com quase todos os titulares descansando, o time dirigido por Tite saiu na frente com Romero, que aproveitou mais uma chance recebida. Balbuena falhou, assim como Cássio, e permitiu que Felipe Azevedo empatasse ainda no primeiro tempo. O próprio Balbuena, no entanto, deu a vitória aos donos da casa aos 37 minutos da etapa final.

O pior público da história do estádio de Itaquera – 22.029 pagantes, ainda bem acima da média das demais arenas – viu o Corinthians perder um pênalti com Luciano, quando o placar estava zerado. Romero, já nos acréscimos, foi outro a parar em defesa do goleiro João Carlos.

As penalidades desperdiçadas não impediram a equipe do Parque São Jorge de chegar aos 32 pontos e se tornar inalcançável por qualquer rival na fase de grupos. A Ponte Preta, com 16, ainda luta contra o rebaixamento e também sonha com a classificação no Grupo B.




De novo, no final
Com um time bem mais limitado do que o titular, o Corinthians encontrou dificuldade para superar a marcação da Ponte Preta. Os dois volantes de amarelo – cor do uniforme alternativo dos visitantes – freavam a armação central, com João Vitor colado em Rodriguinho e Jonas seguindo Alan Mineiro – que nem precisava ser perseguido.

O bloqueio foi superado em dois lances de inteligência de Rodriguinho. No primeiro, ele tabelou com Luciano, invadiu a área e foi derrubado por Jonas. Luciano bateu o pênalti no canto esquerdo, aos 24, e parou em João Carlos. Dois minutos depois, Romero – que queria ter cobrado o penal – foi à rede.

Rodriguinho girou muito bem e deixou Edílson em ótima posição. Ele rolou para Alan Mineiro, que fez mais um movimento bastante ruim, chutando em cima da marcação. Romero, no entanto, foi mais rápido do que a defesa, puxou para o pé esquerdo e chutou no ângulo direito.

O Corinthians não conseguiu, porém, controlar as ações. Aos 30, Balbuena se atrapalhou em bola colocada na área e permitiu que Jeferson jogasse a bola para o meio. Cássio deu rebote desnecessário, algo que tem se acostumado a fazer. Felipe Azevedo empurrou para a rede.

Luciano ainda conseguiu um chute com algum perigo de fora da área, mas Tite percebeu que Alan Mineiro precisava sair e colocou Maycon no intervalo. Na Ponte, o amarelado Jonas deu lugar a Renato. Não mudou muita coisa, motivo pelo qual Luciano, em má jornada, acabou sendo trocado por André aos 20 da etapa final.



O Corinthians tinha a bola, mas não conseguia construir boas jogadas. Após um chute de Felipe Azevedo bloqueado pela zaga alvinegra – os visitantes pediram pênalti, os donos da casa gastaram sua última cartada, com Giovanni Augusto na vaga de Danilo. No time de amarelo, Nino Paraíba e Cristian foram as apostas derradeiras.

A formação da zona leste paulistana apertou em seguidos cruzamentos. Rodriguinho ficou com sobra e bateu. No meio do caminho, Vilson desviou de pé esquerdo e acertou o poste. Pouco depois, Cássio acionou Romero na direita, que cruzou para Giovanni Augusto. João Carlos foi muito bem.

No escanteio, não teve jeito. Giovanni Augusto bateu, e Balbuena subiu bem para cabecear no canto direito, aos 37. Já nos acréscimos, apesar das reclamações, o juiz apontou novo pênalti, vendo to que de mão de Fábio Ferreira. Após muita disputa pela batida, Romero pegou a bola e parou em João Carlos. Não fez falta.

João Carlos pegou dois pênaltis, mas deixou Itaquera derrotado (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
João Carlos pegou dois pênaltis, mas deixou Itaquera derrotado (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 PONTE PRETA

Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 30 de março de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Alessandro Darcie
Assistentes: Mauro André de Freitas e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Público: 22.029 pagantes
Renda: R$ 1.023.757,50
Cartões amarelos: Vilson, Edílson, Romero (Corinthians); Jonas, Reinaldo, Fábio Ferreira e Felipe Azevedo (Ponte Preta)

Gols
Corinthians: Romero, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Balbuena, aos 37 minutos do segundo tempo
Ponte Preta: Felipe Azevedo, aos 30 minutos do primeiro tempo

CORINTHIANS: Cássio; Edílson, Vilson, Balbuena e Guilherme Arana; Willians, Rodriguinho, Romero, Alan Mineiro (Maycon) e Danilo (Giovanni Augusto); Luciano (André)
Técnico: Tite

PONTE PRETA: João Carlos; Jeferson, Douglas Grolli, Fábio Ferreira e Reinaldo; Jonas (Renato), João Vitor, Clayson (Nino Paraíba), Ravanelli (Cristian) e Felipe Azevedo; Wellington Paulista
Técnico: Gallo

Conteúdo Patrocinado