Recordista francês tentará alcançar mais uma marca aos 105 anos - Gazeta Esportiva
Recordista francês tentará alcançar mais uma marca aos 105 anos

Recordista francês tentará alcançar mais uma marca aos 105 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/01/2017 às 11:21

São Paulo, SP

Um senhor francês de mais de 100 anos e uma bicicleta. Se engana quem pensa que a única relação possível entre esses dois sujeitos é de saudade ou que isso seja o começo de uma história. Nesta quarta-feira, em seu país natal, Robert Marchand, de 105 anos, tentará estabelecer um novo recorde de velocidade em uma bicicleta para alguém de sua idade.

Em 2014, com “apenas” 102 anos de idade, Marchand bateu o recorde para pessoas centenárias rodando quase 27 quilômetros (26,927) em uma hora no velódromo de Saint-Quentin-em-Yvelines, na região de Paris. Agora, no mesmo velódromo, o atleta tentará estabelecer uma nova marca para pessoas com 105 anos.

(FILES) This file photo taken on January 31, 2014 shows Robert Marchand, 102 years old, riding to beat his own hourly record at the national Velodrome of  Saint-Quentin-en-Yvelines in Montigny-le-Bretoneux.  Robert Marchand, 105, will try on January 4, 2017 to set a new world cycling speed record in the over 105-years-old category.  / AFP PHOTO / LIONEL BONAVENTURE
Centenário tentará mais um recorde em cima da magrela (Foto: Lionel Bonaventure/AFP)


E não falta bom humor na rotina do ciclista. “Não estou tão bem como estava há dois anos. Se eu estivesse, seria um fenômeno e não sou um”, afirmou Marchand. Robert acredita que desta vez conseguirá algo em torno de 23 e 24 quilômetros. “Se eu fizer 30 vão dizer que estava dopado”, brincou.

Para conseguir tais feitos, não muitos segredos. “Toda minha vida pratiquei esportes, comi muita frutas e legumes. Não muito café, sem cigarros e um pouco de álcool”, explicou Robert sobre sua “fórmula”.

Outro fator que contribui para a longevidade do francês é sua estatura: apenas 1,50m. “Seu corpo é pequeno, mas tem um coração que bombeia tanto sangue por minuto como o de uma pessoa maior. Tem uma grande determinação, sem dúvida. Não tem medo de tentar as coisas”, afirmou a psicóloga e professora Veronique Billat, que acompanha Marchand desde seu centenário.

Em 1946, aos 35 anos, o francês foi o sétimo colocado do Grand Prix das Nações, tradicional competição francesa que teve sua última edição realizada em 2004. Marchand bateu seu primeiro recorde em 2012, alcançando a marca de 24,250 km em uma hora tendo mais de 100 anos. A distância só foi batida em 2014.

Conteúdo Patrocinado