Maior campeão olímpico do ciclismo britânico se aposenta das bicicletas - Gazeta Esportiva
Maior campeão olímpico do ciclismo britânico se aposenta das bicicletas

Maior campeão olímpico do ciclismo britânico se aposenta das bicicletas

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/12/2016 às 17:18

São Paulo, SP

Maior medalhista olímpico da história do ciclismo britânico, Sir Bradley Wiggins anunciou nesta quarta-feira sua aposentadoria dos guidões. Tendo conquistado cinco medalhas de ouro em Olimpíadas e com a honra de ter sido o primeiro ciclista da Terra da Rainha a vencer a Volta da França, o atleta disse que realizou seus desejos de infância.

“Tive sorte o bastante para viver um sonho e realizar minha inspiração de criança de ganhar a vida através do esporte. Me apaixonei com 12 anos. Conheci meus ídolos e corri ao lado dos melhores por 20 anos.”, afirmou Wiggins através de sua página no Facebook.

(FILES) This file photo taken on July 22, 2012 shows overall leader's yellow jersey, British Bradley Wiggins, wrapped in a national flag, celebrates during his parade at the end of the 120 km and last stage of the 2012 Tour de France cycling race starting in Rambouillet and finishing in the famous Paris-Champs-Elysees Avenue, on July 22, 2012.    Bradley Wiggins announced his retirement from professional cycling on December 28, 2016, bringing the curtain down on a career that saw him become one of Britain's greatest sportsmen. The 36-year-old became Britain's first Tour de France winner in 2012 and bows out with eight Olympic medals, including five golds, and seven world titles, across track and road cycling, to his name.  / AFP PHOTO / JEFF PACHOUD
Wiggins tem um extenso histórico de títulos no ciclismo (Foto: Jeff Pachoud/AFP)


A primeira medalha olímpica veio em Atenas 2004, na prova de perseguição. Em Pequim 2008, o britânico defendeu seu ouro e também conquistou a perseguição por equipes. Em casa, nos Jogos de Londres 2012, faturou seu primeiro ouro na prova de estrada contra o relógio. O quinto e último ouro veio na Rio 2016, com a Grã-Bretanha reconquistando o ouro na perseguição por equipes.

Em 2012, Bradley fez história no esporte de seu país ao ser o primeiro britânico campeão da Volta da França. Após sua conquista, Chris Froome também chegou ao topo da prova, vencendo 2013, 2015 e 2016. No ano seguinte, o atleta foi condecorado cavaleiro pela coroa britânica.

Wiggins ainda levou mais três medalhas em Jogos: um bronze (Sidney 2000) e uma prata (Atenas 2004) na perseguição por equipes e um bronze na categoria Madison (50 quilômetros em Velódromo). “O que irá ficar marcado para sempre comigo é o apoio e o amor do público em todos os momentos. Tudo em função de andar de bicicleta”, declarou o multicampeão.

“O ciclismo me deu tudo e não poderia ter feito nada disso sem o suporte da minha esposa incrível, Cath, e nossas crianças maravilhosas. 2016 é fim da linha para este capítulo. Para frente e para cima. As crianças em Kilburn não ganhavam ouros olímpicos e a Volta da França. Agora elas ganham”, completou.

Bradley ainda se sagrou campeão mundial sete vezes no velódromo e uma vez nas estradas. O britânico também quebrou o recorde mundial de maior distância percorrida em uma hora, com 54.526 quilômetros. Em setembro deste ano, o ciclista teve algumas informações médicas vazadas pelos hackers “Fancy Bears” e começou a ser investigado pelo uso de substâncias proibidas.

Conteúdo Patrocinado