70ª Prova Ciclística 9 de Julho: equipe feminina reúne argentinas e brasileira - Gazeta Esportiva
70ª Prova Ciclística 9 de Julho: equipe feminina reúne argentinas e brasileira

70ª Prova Ciclística 9 de Julho: equipe feminina reúne argentinas e brasileira

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/06/2016 às 14:20

São Paulo, SP

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


A 70ª Prova Ciclística 9 de Julho reunirá o melhor do ciclismo nacional e amadores que apreciam a modalidade, divididos pelas categorias Elite e Aspirantes. Na Elite feminina, por exemplo, um dos destaques será a participação da equipe Weber Shimano Ladies Power, formada por atletas da Argentina e a brasileira Luciene Ferreira da Silva, bicampeã brasileira de Estada e Contrarrelógio. Elas desafiarão as principais equipes e atletas nacionais na briga pelo topo do pódio da mais tradicional e importante prova do calendário.

A largada, na Avenida Lineu de Paula Machado, local também de chegada, será às 6h45, para os Aspirantes/Amadores, com percurso de 28,3 km, com limite de conclusão de 60 minutos. A Elite largará às 8h05,  como masculino tendo pela frente uma volta de 28,3 km e outras três de 22,7 km, totalizando 96,4 km. A elite feminino dará uma volta a menos, com 73,7km de percurso.

Fundado no primeiro semestre de 2014, o Weber Shimano Ladies Power é um projeto profissional de ciclismo inovador, que reúne as melhores expoentes de estrada da América Latina. É a primeira equipe de nível continental, registrada na UCI (União Ciclística Internacional), integrada por ciclistas de diferentes países da região latino-americana. Atualmente, Argentina, Brasil, Chile e Colômbia têm representantes no Team.

A equipe que participará da 70ª Prova Ciclística 9 de Julho terá as ciclistas Cristina Irma Greve (ARG), nove vezes campeã argentina; Micaela Belen Barroso (ARG), campeã do Argentino de Ruta - especiales pelotón (2014); Maribel Roxana Aguirre Mangue (ARG), campeã argentina de Perseguição (2014); Anabel Maria Fernanda Yapura Plaza (ARG); e Luciene Ferreira da Silva (BRA), bicampeã brasileira de Contrarrelógio (2011 e 2012) e Estrada (2012 e 2013), e duas vezes vice-campeã brasileira (2014 e 2015).

Inscrições

As inscrições para Aspirantes seguem abertas, mas só serão confirmadas após a participação no congresso técnico que será realizado no próximo domingo, 3 de julho, em quatro opções de horário: 10h, 11h30, 13h30 e 15h.  Os encontros acontecem no Teatro Cásper Líbero - Av. Paulista, 900 - 1º andar.  Neste dia também deverão ser retirados os kits de participação, das 10h às 17h, apresentando documento de identificação original com foto.

Depois de utilizar o circuito de Interlagos, a prova, em 2015, voltou a percorrer as ruas de São Paulo e o atleta Joel Candido Junior, equipe Osasco, faturou o topo do pódio.  Entre as mulheres, a vencedora foi Camila Coelho Ferreira, da equipe Memorial/Santos/Fupes.

Sobre a Prova

Instituída em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva a partir de 1933, a Prova Ciclística 9 de Julho é um patrimônio do esporte brasileiro.  O evento se tornou um marco na modalidade, sendo objeto de desejo dos atletas e clubes. Ao longo dos anos, os principais nomes do país e destaques do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional. Sua última edição foi em 2011, dentro do Autódromo de Interlagos, mas agora ela volta para recuperar seu espaço onde surgiu, nas ruas e avenidas paulistanas.

Conteúdo Patrocinado