Vasco e Milton são absolvidos no STJD - Gazeta Esportiva
Vasco e Milton são absolvidos no STJD

Vasco e Milton são absolvidos no STJD

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

23/06/2017 às 13:37

Rio de Janeiro, RJ

Milton Mendes não será punido por suposto telefone sem fio (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)


Se em campo as coisas não vão bem, fora dele o Vasco teve duas vitórias na tarde desta sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube foi absolvido por conta das confusões na arquibancada de São Januário durante a goleada de 5 a 2 sofrida para o Corinthians em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, conseguiu absolver no técnico Milton Mendes da acusação de ter orientado o time por telefone mesmo estando suspenso por ter sido expulso no jogo anterior, a derrota de 2 a 0 para o Grêmio no Rio Grande do Sul.

Três auditores votaram no processo. O relator Adilson Alexandre Simas entendeu que as imagens das confusões na arquibancada não comprovavam a participação de seguranças do clube e considreou a infração de Milton Mendes amena, sem merecimento de punição. O auditor José Maria Philomeno pediu a absolvição de Milton e uma pena de multa ao Vasco por conta dos tumultos, mas Julio Riche, o terceiro a se posicionar, optou pela absolvição nos dois casos.

A Procuradoria protestou principalmente em relação ao caso de Milton Mendes, alegando que o caso poderia abrir precedente, mas os argumentos não foram levados em consideração. Durante o julgamento foram exibidos vídeos do momento que supostamente aconteceu o telefone sem fio com as orientações de Milton Mendes e da confusão envolvendo seguranças do clube e torcedores.

Sobre o tumulto, o Vasco levou ao julgamento Ricardo Pereira de Vasconcelos, assessor da presidência do Vasco, que organiza o trabalho dos seguranças. Ele negou que tenha existido excessos e que torcedores tenham sido agredidos, porém, alguns membros de facções foram conduzidos a deixar o estádio por conta de protestos contra a diretoria. O advogado do Vasco mostrou documentos que comprovariam a conotação política do tumulto, pedindo a absolvição do clube ou, no máximo, o pagamento de uma multa.

Em relação ao processo de Milton Mendes, o clube exibiu a entrevista coletiva de Ednelson Silva, auxiliar de Milton, negando que teria recebido orientações do treinado. Porém, a Procuradoria apostou nas palavras do volante Jean, que falava em interferências do treinador na maneira do time atuar. Nos dois casos, porém, os auditores acabaram aceitando mais o posicionamento dos advogados do clube.

Ainda nesta sexta-feira Milton Mendes foi julgado por ofensas ao trio de arbitragem contra o Grêmio, mas recebeu apenas advertência. Assim, está livre para dirigir o time na sequência do Brasileirão.

Dentro de campo o elenco participou de um treino na manhã desta sexta-feira, mas como de hábito, não foi divulgada a escalação para o duelo contra o Atlético-GO neste domingo, às 11h(de Brasília), em São januário, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, como elogiou a atuação do time apesar da derrota de 3 a 1 no clássico para o Botafogo, Milton Mendes não deverá promover grandes mudanças. Neste sábado pela manhã acontece um trabalho recreativo e depois começa o período de concentração. Com 12 pontos conquistados o Cruz-Maltino tenta se reaproximar do G-6, a zona de classificação para a Copa Libertadores.

Conteúdo Patrocinado