Equipes testam novas contratações na estreia de Estaduais pelo Brasil - Gazeta Esportiva
Equipes testam novas contratações na estreia de Estaduais pelo Brasil

Equipes testam novas contratações na estreia de Estaduais pelo Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/01/2016 às 17:00 • Atualizado: 30/01/2016 às 11:53

São Paulo, SP

Expectativa é de bom público nos jogos das principais equipes do Nordeste em 2016 (Foto: Jéssica Santana/Divulgação/EC Bahia)
Expectativa é de bom público nos jogos das principais equipes do Nordeste em 2016 (Foto: Jéssica Santana/Divulgação/EC Bahia)


O final de semana ficará marcado pelo pontapé inicial dos principais Campeonatos Estaduais do Brasil. Times que competirão na primeira e segunda divisões do Brasileirão estarão em campo buscando o troféu de seus respectivos domínios. Na região Nordeste, a expectativa é de que o público mantenha a tradição e lote os estádios para acompanhar as equipes nos torneios. Em Santa Catarina, as torcidas esperam que os clubes locais mantenham o rendimento em alto nível visto nos últimos anos. Já o Campeonato Goiano será a chance de o Goiás iniciar sua reconstrução após um traumático 2015.

Campeonato Baiano - Assim como nas edições anteriores, Bahia e Vitória figuram como os favoritos ao título da competição. O Leão, promovido à Série A do Brasileiro, investiu em reforços e traz leve favoritismo diante do rival. Os principais atletas que chegaram ao Barradão são o veterano Leandro Domingues e o atacante Marinho. Já o Bahia, sob o comando técnico de Doriva, quer manter a defesa dos títulos que conquistou em 2014 e 2015. As esperanças estão depositadas no faro de artilheiro do atacante Hernane Brocador.

Campeonato Catarinense - Santa Catarina ficou conhecida nos últimos anos pela ascensão de Figueirense, Avaí, Chapecoense, Joinville e Criciúma no futebol brasileiro. Os cinco, agora, disputarão o troféu estadual. Em 2015, o Joinville levou a melhor sobre o Figueirense dentro de campo, mas as irregularidades na escalação de um jogador fizeram o STJD dar o título à equipe alvinegra. Marquinhos (Avaí), Bruno Rangel (Chapecoense), Luiz (Criciúma), Carlos Alberto (Figueirense) e Bruno Aguiar (Joinville) são os candidatos a craque do torneio.

Irregularidades fizeram o título do Catarinense de 2015 ser disputado no 'tapetão' (Foto: Luiz Henrique/Figueirense)
Irregularidades fizeram o título do Catarinense de 2015 ser disputado no 'tapetão' (Foto: Luiz Henrique/Figueirense)


Campeonato Cearense - Com dois grupos, a competição terá início com Ceará e Fortaleza como os favoritos em cada uma das chaves. O Vozão, que brigou contra o rebaixamento para a Série C em 2015, aposta na capacidade técnica de Lisca Doido para comandar uma equipe repleta de nomes experientes. O volante Baraka e os atacante Rafael Costa e Bill são os destaques. Já o Fortaleza, atual campeão estadual, vê na defesa do título a chance de se recuperar do trauma de ter ficado mais uma vez sem o acesso para a Série B do Brasileiro.

Campeonato Goiano - Rebaixado para a Série B do Brasileiro, o Goiás inicia a atual temporada com o objetivo de se reestruturar por completo. A disputa do Estadual será uma oportunidade para o clube identificar as falhas que ainda persistem na equipe antes do início da segunda divisão nacional. Além disso, defender o título diante do seu maior rival, o Atlético-GO, é uma motivação extra para o Esmeraldino. Como os principais atletas deixaram o time após o último ano, o treinador Enderson Moreira aposta na experiência do goleiro Renan, do lateral Juninho e do volante Wendel para triunfar no Estadual.

Campeonato Pernambucano - Com Santa Cruz e Sport na Série A do Brasileiro, o Campeonato Pernambucano promete apresentar um alto nível técnico para a torcida. Atual campeão, o Santa Cruz tem na rodagem do ídolo Grafite a principal motivação para buscar o bicampeonato. O Sport, dirigido por Paulo Roberto Falcão, aposta no colombiano Reinaldo Lenis como a sua arma para superar os rivais. Contratado em janeiro, o atacante é a maior aquisição da história do Leão da Ilha. Já o Náutico entrará em campo tentando retomar o protagonismo estadual ao desbancar o favoritismo dos concorrentes.

Atacante Grafite é um dos grandes nomes a disputar o Pernambucano desse ano (Foto: Divulgação/Santa Cruz)
Atacante Grafite é um dos grandes nomes a disputar o Pernambucano desse ano (Foto: Divulgação/Santa Cruz)

Conteúdo Patrocinado