Ituano empata no final e São Paulo acumula mais um tropeço no Paulistão - Gazeta Esportiva
Ituano empata no final e São Paulo acumula mais um tropeço no Paulistão

Ituano empata no final e São Paulo acumula mais um tropeço no Paulistão

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/03/2016 às 18:02 • Atualizado: 20/03/2016 às 19:20

São Paulo, SP

O São Paulo levou um gol nos minutos finais e saiu de Itu com mais um tropeço no Paulista (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
O São Paulo levou um gol nos minutos finais e saiu de Itu com mais um tropeço no Paulista (Foto: Rubens Chiri/SPFC)


Uma falha defensiva aos 44 minutos do segundo tempo frustrou o São Paulo nesse domingo. A equipe parecia se encaminhar para mais uma vitória no Campeonato Paulista quando um gol de Leonardo Luiz, de cabeça, decretou o empate por 1 a 1 com o Ituano, no estádio Novelli Júnior. O resultado negativo, além de evidenciar uma das piores atuações do Tricolor no ano, ofuscou mais uma boa atuação de Ganso e a estreia da promessa Lucas Fernandes. A igualdade também contribuiu para Grupo C do Estadual ficar ainda mais embolado.

Assim como nos jogos anteriores, coube a Ganso a tarefa de balançar as redes pelo São Paulo. Aos 16 minutos do segundo tempo, o meia aproveitou cruzamento rasteiro de Calleri e concluiu ao gol na frente do goleiro Fábio. O gol foi o sexto do armador no ano e o manteve isolado na artilharia tricolor. Mas, no final da partida, o Ituano aproveitou uma cobrança de falta da direita para Leonardo Luiz deixar tudo igual.

O empate deixa o São Paulo em apuros no Grupo C do Paulistão. A equipe está com 14 pontos e aguardará o complemento da rodada para saber em qual posição terminará. A próxima partida do Tricolor será nessa quarta-feira, contra o ameaçado Botafogo-SP, no estádio do Pacaembu. Já o Ituano, segundo colocado do Grupo B, com 15 pontos, volta a campo contra o Rio Claro, no Novelli Júnior, também na quarta-feira.


O Jogo - Assistir ao primeiro tempo da partida foi um teste de paciência para a torcida do São Paulo. O rendimento da equipe esteve num dos níveis mais baixos desde o início da temporada, sendo que o time conseguiu concluir ao gol apenas uma vez, aos 46 minutos. O Ituano, ligeiramente melhor do que o Tricolor, foi quem criou as melhores chances. Aos 12 minutos, o time da casa puxou contra-ataque e acionou João Paulo na esquerda. O lateral optou pelo chute cruzado e parou em defesa segura de Denis.

Ganso e Mateus Caramelo bem que tentaram responder nos minutos seguintes, mas ambas finalização saíram sem nenhuma direção. Diante de tantos defeitos no Tricolor, chamavam a atenção as reposições de bola erradas do goleiro Denis e a dificuldade da dupla Carlinhos e Mena para acertar ao menos uma jogada no campo de ataque.

A partida só ganhou emoção nos minutos finais. Aos 43 minutos, Maicon se atrapalhou na hora de cortar um chute errado de Pacheco e deixou Fernando Viana em condição de concluir ao gol. O atacante do Ituano se esticou para dar um carrinho na bola e acertou a trave de Denis. Os donos da casa, aos 45, balançaram as redes com o zagueiro Nhaylor. Mas o bandeira invalidou o gol ao flagrar impedimento de Fernando Viana, que havia ajeitado a bola para o defensor após um cruzamento. Na sequência, na única chance criada pelo São Paulo, Daniel arriscou um chute de fora da área e obrigou o goleiro Fábio a praticar boa defesa.

Ganso marcou o sexto gol no ano, mas teve o feito ofuscado após o empate do Ituano (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
Ganso marcou o sexto gol no ano, mas teve o feito ofuscado após o empate do Ituano (Foto: Rubens Chiri/SPFC)


Pouca coisa mudou na volta do intervalo. O Ituano seguiu melhor do que o São Paulo e exigiu uma defesa de Denis aos sete minutos, em chute da intermediária do volante Wellington Simião. Aos 13 minutos, no entanto, a estrela de Ganso começou a brilhar. O camisa 10 encontrou o atacante Calleri dentro da área, mas o argentinou bateu torto e desperdiçou a oportunidade. A inoperância ofensiva deixou a cargo do armador a busca pelo gol.

Aos 16 minutos, Thiago Mendes acionou Calleri com um passe para a lateral direita. O argentino fez o cruzamento rasteiro para o centro da área, possibilitando que Ganso se antecipasse à marcação para concluir ao gol. Empolgado, o camisa 10 seguiu destoando dos demais jogadores são-paulinos. Aos 28, ele dominou uma bola na direita e carimbou a trave com um forte chute.

A chance foi a última criada pelo São Paulo no jogo. Aos 39 minutos, uma confusão entre a comissão técnica e o árbitro culminou na expulsão do volante Thiago Mendes. O atleta deixou o gramado para a entrada de Lucas Fernandes, promessa das categorias de base do Tricolor, mas não contava com a autorização do juiz para isso. O segundo amarelo aplicado pela infração levou o jogador para os vestiários mais cedo.

Em meio ao imbróglio, Ganso teve de sair para que Lucas Fernandes pudesse continuar em campo. Logo na sequência, aos 43 minutos, João Paulo cobrou uma falta da direita e Leonardo Luiz, livre de marcação, aproveitou a indefinição de Denis e cabeceou para o gol. Um castigo pela atuação ruim do Tricolor e um balde de água fria para os objetivos da equipe no Paulistão.

O São Paulo fez uma das piores partidas do ano ao enfrentar o Ituano nesse domingo (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
O São Paulo fez uma das piores partidas do ano ao enfrentar o Ituano nesse domingo (Foto: Rubens Chiri/SPFC)


FICHA TÉCNICA
ITUANO 1 X 1 SÃO PAULO

Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: 20 de março de 2016, domingo
Local: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Mauro André de Freitas e Gustavo Rodrigues de Oliveira (ambos de SP)
Público: 7.885 pagantes.
Renda: R$ 213.460,00
Cartões amarelos: Guly, Claudinho, João Paulo (Ituano); Thiago Mendes, Mateus Caramelo, Mena, Calleri (São Paulo)
Cartão vermelho: Thiago Mendes (São Paulo)

GOLS:
ITUANO: Leonardo Luiz, aos 44 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Ganso, aos 16 minutos do segundo tempo

ITUANO: Fábio; Pacheco, Naylhor, Leonardo Luiz e João Paulo; Wellington Simião, Guly, Claudinho (Marcão) e Guilherme; Marcelinho (Edinho) e Fernando Viana (Ruan)
Técnico: Vinicius Bergantin (ocupa o lugar do suspenso Tarcísio Pugliese)

SÃO PAULO: Denis; Mateus Caramelo, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schmidt, Thiago Mendes, Daniel (Centurión), Ganso (Lucas Fernandes) e Carlinhos (Alan Kardec); Calleri
Técnico: Edgardo Bauza

Conteúdo Patrocinado