Raio-X: Campeonato Mineiro começa neste domingo - Gazeta Esportiva
Raio-X: Campeonato Mineiro começa neste domingo

Raio-X: Campeonato Mineiro começa neste domingo

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

29/01/2016 às 17:00

Belo Horizonte, MG

Atlético-MG defende o título de campeão mineiro (Bruno Cantini/CAM)
Atlético-MG defende o título de campeão mineiro (Bruno Cantini/CAM)


Os Estaduais já estão batendo na porta e chegando de mansinho, como mandam os costumes do estado, o Campeonato Mineiro começa neste domingo com alguns favoritos, mas também com alguns clubes candidatos à surpresa.

Com algumas caras novas e outras nem tanto, o Campeonato Mineiro deve movimentar as atenções até mesmo daquele torcedor que não é muito chegado nos Estaduais. A Gazeta Esportiva apresenta os favoritos ao título, a fórmula de disputa, os principais técnicos e as contratações de destaque, que incluem alguns velhos conhecidos da torcida mineira.

Fórmula de disputa

Assim como nas últimas cinco edições do torneio, o Campeonato Mineiro novamente contará com 12 participantes: América-MG, Atlético-MG, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Guarani-MG, Tombense, Tricordiano, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova-MG.

A fórmula também será a mesma, com os clubes se enfrentando em turno único para definir os dois rebaixados para o Módulo II do Estadual e os quatro classificados para as semifinais, que assim como a decisão do torneio, serão disputadas em jogos de ida e volta.

Favoritos

Como de costume, Cruzeiro e Atlético-MG estão entre os favoritos ao título estadual (Fred Magno/Light Press)
Como de costume, Cruzeiro e Atlético-MG estão entre os favoritos ao título estadual (Fred Magno/Light Press)


Como de praxe, a disputa pelo título mineiro se dividirá entre as três principais forças do estado: Atlético-MG (atual campeão), Cruzeiro e América-MG, todos eles integrantes da elite do futebol brasileiro.

Os favoritos são as equipes da capital, contudo, a edição do ano passado mostrou que os clubes do interior jamais devem ser ignorados, como deixou claro a Caldense, vice-campeã mineira em 2015. Para a nova temporada, é bom abrir o olho com o Tupi, que disputará a Série B do Brasileirão pela primeira vez na sua história e chega embalado para a disputa do Estadual.

As contratações

O tradicional sotaque mineiro ganhará nuances de espanhol em 2016. As principais contratações para o Estadual vêm da América do Sul, com destaque para os equatorianos Erazo e Cazares, que reforçam o Atlético-MG, e os argentinos Sánchez Miño e Pisano, contratados pelo Cruzeiro. O América-MG, por sua vez, aposta no gingado brasileiro e tem o atacante Tiago Luís, ex-Santos, como principal reforço para a temporada.

Kerlon é um dos velhos conhecidos da torcida mineira que vai disputar o Estadual (Villa Nova/Divulgação
Kerlon é um dos velhos conhecidos da torcida mineira que vai disputar o Estadual (Villa Nova/Divulgação)


Fora da capital alguns velhos conhecidos também chamam a atenção. No Villa Nova-MG, o meia Mancini, com passagem de sucesso pela Europa e Seleção, Kerlon “Foquinha”, e o interminável Fábio Júnior trarão à tona algumas memórias ao torcedor. O atacante de 37 anos, que já passou por Roma, Palmeiras, Cruzeiro e Atlético-MG, atuará não apenas como jogador, mas também como gerente administrativo do Leão do Bonfim durante o Estadual.

Valem destaque também as presenças do volante Rodrigo Possebon (ex-Manchester United-ING e Santos), que atuará pela URT, e do meia Joílson (que já defendeu Botafogo e São Paulo), contratado pela Tombense.

Os “professores”

Novatos, Aguirre e Deivid disputam primeiro Campeonato Mineiro como técnicos
Novatos, Aguirre e Deivid disputam primeiro Campeonato Mineiro como técnicos (Fotos: Bruno Cantini/CAM e Washington Alves/Light Press)


De contratado renovado com o América-MG, Givanildo Oliveira é figurinha carimbada e disputará mais um Estadual em sua carreira. Diego Aguirre, do Atlético-MG, e Deivid, do Cruzeiro, em seu primeiro trabalho como técnico, são novatos e estreiam pelo Campeonato Mineiro neste ano.

Deixando de lado as três principais forças do estado, outros técnicos também despertam olhares mais cuidadosos, como o ex-zagueiro Wilson Gottardo, treinador do Villa Nova-MG, e Júnior Lopes, filho do delegado e treinador Antônio Lopes, que comandará o Tupi.

Conteúdo Patrocinado