Liga Europa

Talisca brilha, mas Lyon elimina Besiktas; Ajax avança

São Paulo, SP
20/04/2017 18:56:50 — 20/04/2017 19:03:52

Em: Ajax, Campeonato Liga Europa, Futebol, Futebol Internacional, Lyon, Schalke 04

Em uma partida emocionante, o Besiktas venceu, nesta quinta-feira. o Lyon por 2 a 1 com dois gols de Anderson Talisca, contudo quem se classificou para a semifinal da Liga Europa foi o Lyon. O time francês conseguiu a sua classificação após vencer os mandantes por 7 a 6 nas penalidades.

O sorteio da próxima fase será realizado na sexta-feira. Os classificados para a semifinal foram Celta, Manchester United, Ajax e Lyon. As partidas que irão definir os finalistas serão realizadas nos dias 4 e 11 de maio.

Lacazette comemorando gol do Lyon na partida (Foto: Ozan Kose/AFP)

O jogo

Como saiu em desvantagem no confronto, o Besiktas aproveitou o fato de estar jogando em casa para pressionar a equipe francesa. Depois dos primeiros 15 minutos do time turco jogando melhor, o Lyon conseguiu aumentar a sua posse de bola e equilibrou a partida.

Os mandantes conseguiram abrir o placar e marcar o gol que lhe deixava classificado aos 27 minutos. Após trabalhar a bola, Ozyakup infiltrou na área pelo lado direito e cruzou para trás. O brasileiro Anderson Talisca recebeu a bola na entrada da grande área, dominou e chutou cruzado no lado esquerdo do gol.

Durou pouco a comemoração da torcida da casa. Sete minutos após o placar ser inaugurado, o Lyon buscou o empate e se colocou em vantagem no confronto. Da intermediária, Gonalons enfiou a bola para o atacante Lacazette, que dominou e encobriu o goleiro, marcando um lindo gol.

O segundo tempo voltou com o Besiktas correndo atrás do resultado. A recompensa o esforço feito veio aos 13 minutos. Adriano Correia fez um belo cruzamento da esquerda e Anderson Talisca subiu mais alto do que todo mundo no meio da grande área e mandou a bola para o fundo do gol, deixando a partida em 2 a 1.

Lacazette perdeu a chance de marcar o gol que seria da classificação aos 20 minutos. Após receber cruzamento, o atacante francês foi muito rápido e chutou rasteiro no meio do gol, desperdiçando uma boa oportunidade.

Com cinco minutos para o término da partida, Quaresma fez um belo chute de fora da área, mas a bola foi ao lado da trave. Minutos depois veio a resposta do Lyon, Lacazette quase marcou de cabeça, mas carimbou a trave

Como cada equipe ganhou uma partida por 2 a 1 no tempo regulamentar, o jogo foi para a prorrogação.

Na primeira etapa da prorrogação, depois de Anderson Talisca tentar marcar um gol do meio de campo nos primeiros minutos, o time francês conseguiu ter mais chances de gol e pressionou, mas não conseguiu alterar o placar.

No segundo tempo, o Besiktas teve mais oportunidades de gol, entretanto pecou nas finalizações e o goleiro adversário foi muito bem. Como o placar permaneceu o mesmo, o confronto foi para os pênaltis.

Depois de Ryan Babel,Cenk Tosun,Hutchinson, Arslan, Anderson Talisca e Uysal converterem para o time da casa e Nabil Fekir, Tolliso, Ghazzal, Rybus, Valbuena e Diakhaby converterem para o Lyon, Tosic perdeu e a equipe francês desperdiçou a chance de acabar com o confronto, já que Jallet também não converteu a sua penalidade. Entretanto, o Besiktas voltou a desperdiçar uma cobrança com Mitrovic e Gonalons não teve dó e classificou o Lyon para a próxima fase.

Ajax comemorando a classificação (Foto: Patrik Stollarz/AFP)

Ajax consegue classificação heroica na prorrogação

Mesmo jogando fora de casa e com um jogador a menor, o Ajax conseguiu se classificar para as semifinais da Liga Europa nesta quinta-feira. Apesar da derrota por 3 a 2 para o Schalke 04, o time holandês se classificou por ter vantagem no placar agregado, que foi de 4 a 3.

O time alemão começou a partida e quase abriu o placar aos dois minutos. Meyer dominou a bola dentro da grande área e finalizou logo em seguida. A bola tocou na trave direita e saiu. Mesmo com o time alemão jogando melhor, a primeira etapa não teve grandes chances de gol.

Os mandantes voltaram determinados para a segunda etapa e marcaram o seu primeiro gol aos 10 minutos. Burgstaller arrancou pela esquerda e tocou na passagem de Goretzka, que infiltrou a área e bateu cruzado para inaugurar o placar.

O gol que empatava o confronto veio três minutos depois. Kolasinac passou pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou. A bola passou por quase todo mundo e Burgstaller arrematou muito bem no meio da grande área.

Faltando dez minutos para o segundo tempo, Veltman fez falta matando o ataque do Schalke e recebeu o seu segundo cartão amarelo, sendo expulso e deixando o Ajax com um jogador a menos.

A partida foi para a prorrogação, já que cada equipe venceu um jogo no tempo regulamentar por 2 a 0.

O Schalke 04 marcou seu terceiro gol aos dez minutos do primeiro tempo da prorrogação. Kolasinac passou pela esquerda, cruzou e Daniel Caligiuri marcou de cabeça o terceiro gol dos mandantes.

Mesmo em inferioridade numérica, os comandados de Bosz buscaram a classificação heroica. Após a bola ser levantada para a área, ela sobrou para Nick Viergever, que ganhou na dividida e mandou para o fundo do gol.

Younes ainda marcou outro para o Ajax, nos acréscimos, quando o Schalke se lançou para o ataque, me um chute de dentro da grande área.