Cerro Porteño vence Independiente Medellín e vai à semi da Sul-Americana - Gazeta Esportiva
Cerro Porteño vence Independiente Medellín e vai à semi da Sul-Americana

Cerro Porteño vence Independiente Medellín e vai à semi da Sul-Americana

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/10/2016 às 00:06 • Atualizado: 26/10/2016 às 00:09

São Paulo, SP

Cecilio Domínguez comemora o primeiro gol marcado contra o Independiente Medellín (Foto: NORBERTO DUARTE/AFP)
Cecilio Domínguez comemora o primeiro gol marcado contra o Independiente Medellín (Foto: NORBERTO DUARTE/AFP)


Com o apoio fanático de sua torcida, que lotou o Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o Cerro Porteño conquistou, na noite desta terça-feira, uma das quatro vagas destinadas às semifinais da Copa Sul-Americana 2016. A classificação veio após vitória por 2 a 0 sobre o Independiente Medellín, resultado que garantiu a equipe paraguaia entre as quatro melhores da competição, já que o duelo na Colômbia havia empatado por 0 a 0.

O caminho da vaga começou a ser construído aos 33 minutos do primeiro tempo, após jogada confusa dentro da área colombiana. Primeiro, Velázquez tentou uma bicicleta, mas furou, conseguindo apenas um leve toque. O desvio, contudo, foi suficiente para colocar a bola na cabeça de Domínguez, que encobriu o goleiro González, abrindo o placar na capital paraguaia.

Três minutos depois, o Cerro voltaria a marcar, novamente com Domínguez. No entanto, a arbitragem, após validar o gol, voltou atrás na decisão e assinalou impedimento do jogador, que estava em posição irregular. A bola, porém, chegou até ele depois de um recuo da zaga colombiana. Desta forma, o juiz foi muito pressionado e só conseguiu reiniciar a partida após cerca de cinco minutos de confusão.

Nervoso em campo, o Independiente facilitaria as coisas para o Cerro no começo da etapa decisiva. Logo aos três minutos, o atacante Juan Caicedo foi expulso por ter cometido falta dura em Álvaro Pereira, deixando a sola do pé no adversário.

A partir disso, a partida caiu de ritmo e a equipe da casa passou a administrar o resultado. Buscando colocar um ponto final na decisão, Domínguez marcou de pênalti sofrido por ele mesmo, aos 27 minutos, sacramentando o placar no Defensores del Chaco.

Esta é a segunda vez em que o Cerro Porteño alcança as semifinais da Sul-Americana, repetindo o feito da edição de 2009, quando a LDU, do Equador, acabou com o título. O próximo adversário poderá sair do confronto entre Atlético Nacional, da Colômbia, e Coritiba, que empataram em 1 a 1 no jogo de ida.

No entanto, o rival pode ser alterado caso o também colombiano Junior Barranquilla elimine a Chapecoense, que perdeu o primeiro jogo por 1 a 0. Isso porque o regulamento da competição prevê que equipes de um mesmo país se enfrentem nas semifinais, evitando o encontro na grande decisão.

Assim, caso os dois times colombianos avancem às semifinais, o Cerro Porteño enfrentará o vencedor do duelo entre San Lorenzo e Palestino, do Chile. Em casa, os argentinos venceram a primeira partida pelo placar de 2 a 0. A volta está marcada para esta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), em Santiago.

Conteúdo Patrocinado