Grêmio sucumbe ao Rosario Central e é derrotado na Arena - Gazeta Esportiva
Grêmio sucumbe ao Rosario Central e é derrotado na Arena

Grêmio sucumbe ao Rosario Central e é derrotado na Arena

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Luis Felipe dos Santos

27/04/2016 às 23:49 • Atualizado: 28/04/2016 às 00:30

Porto Alegre, RS

Marco Ruben marcou o gol que deu a vitória ao Rosario Central (Foto: AFP)
Marco Ruben marcou o gol que deu a vitória ao Rosario Central (Foto: AFP)


O Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Rosario Central na Arena do Grêmio, na noite desta quarta-feira, e agora precisa fazer pelo menos dois gols em Rosario para se classificar para as quartas de final da Copa Libertadores sem levar a partida aos pênaltis. A forte marcação do Rosario Central no campo de ataque impôs muitas dificuldades à equipe gremista, que apresentou sérios problemas na criação de jogadas e provocou muitas vaias da torcida.

Antes da partida, o técnico Roger Machado afirmou que não esperava um Rosario Central defensivo, pois sabia que a equipe argentina tinha o hábito de atacar e colocar vários jogadores à frente da sua linha, marcando a saída de bola. Provavelmente Roger não esperava que os argentinos cumprissem essa determinação com tanta maestria – durante todo o primeiro tempo, o Grêmio não teve nenhuma finalização certa e apenas uma chance clara de gol, com Miller Bolaños.

Aos 18 minutos, surgiu o gol. Depois de um cruzamento para a área, Herrera, um velho conhecido da torcida tricolor, fez o que mais sabe. Após uma cabeçada para trás de Bressan, brigou com Fred e Ramiro e conseguiu evitar que os defensores chegassem na bola, que sobrou para Marco Ruben. Sozinho diante de Grohe, ele foi imperdoável: 1 a 0.

Mesmo com a vantagem parcial, os jogadores do Rosario Central não cessaram a pressão sobre os defensores, laterais e volantes gremistas: cada bola que um jogador tricolor pegava era seguida de uma marcação cerrada de dois ou três atletas rosarinos.

A melhor chance gremista surgiu aos 40 minutos. Após um cruzamento para a área, a bola sobrou para Miller Bolaños a menos de cinco metros do gol. Ele chutou por cima, desperdiçando o momento mais perigoso do Grêmio no primeiro tempo. Um minuto depois, Marco Ruben quase marcou um gol épico. Finalizando de fora da área, o jogador encobriu Grohe, mas a bola bateu na trave.



No intervalo, Ruben foi substituído pelo meia-atacante Giovanni Lo Celso, de apenas 20 anos. A superioridade tática e anímica do Rosario Central se manteve durante os primeiros minutos do segundo tempo. Especialmente com Montoya, o time criava chances com frequência, mas pecava no último lance e nas finalizações. Enquanto isso, o Grêmio errava passes e não conseguia ultrapassar a linha do meio campo. Irritada, a torcida tricolor começou a vaiar.

Roger resolveu tirar Maicon e colocar Éverton, recuando Giuliano para melhorar a qualidade do passe do meio campo para o ataque. Até os 20 minutos, a equipe tinha apenas uma finalização certa no segundo tempo: um chute fraco de Douglas nas mãos de Sosa.

Com a modificação, o Grêmio conseguiu jogar mais no campo do adversário, mas ainda errando muitos passes. Aos 34 minutos, Bobô teve uma boa chance. Após cruzamento de Lincoln, o atacante tirou Pinola da jogada e cabeceou, mas a bola foi para as mãos de Sosa.

O cansaço das partidas contra o Juventude começou a cobrar seu preço nos minutos finais. A equipe tricolor errava vários passes bobos na defesa, e tinha dificuldades em acompanhar a velocidade de jogadores como Montoya e Lo Celso. O Central, entretanto, continuava com enormes dificuldades para finalizar. Herrera quase nunca estava no lugar certo dentro da área.

A partida de volta será na próxima quinta-feira, dia 5 de maio, no Gigante de Arroyito, às 19h15 (de Brasília).

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 1 ROSARIO CENTRAL

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Público: 34.621
Renda: R$ 1.271.921,00
Árbitro: Victor Carrillo (Peru)
Assistentes: Jonny Bossio e Braulio Cornejo (Peru)
Gols: Marco Ruben (Central) aos 18 do 1º tempo
Cartões amarelos: Burgos, Pinola, Lo Celso, Musto e Cervi (Central); Bressan, Fred, Walace, Maicon e Miller Bolaños (Grêmio).

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Ramiro, Bressan, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon (Éverton), Giuliano, Douglas (Lincoln) e Luan; Miller Bolaños (Bobô).

ROSARIO CENTRAL: Sebastian Sosa; Salazar, Burgos, Donati e Javier Pinola; Montoya, Musto, Fernandez e Cervi (Romero); Herrera e Marco Ruben (Lo Celso). Técnico: Eduardo Coudet

Conteúdo Patrocinado