Equador tem gol mal anulado e Brasil estreia na Copa América com empate - Gazeta Esportiva
Equador tem gol mal anulado e Brasil estreia na Copa América com empate

Equador tem gol mal anulado e Brasil estreia na Copa América com empate

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/06/2016 às 00:59 • Atualizado: 05/06/2016 às 02:26

São Paulo, SP

Brazil's Willian is fouled by Ecuador's Carlos Gruezo during their Copa America Centenario football tournament match, at the Rose Bowl stadium in Pasadena, California, United States, on June 4, 2016. / AFP PHOTO / Robyn Beck
Willian buscou o jogo na ausência de Neymar, mas faltou poder de fogo à Seleção Brasileira (Foto: Robyn Beck/AFP)


A Seleção Brasileira decepcionou na estreia da Copa América Centenário e empatou por 0 a 0 com o Equador, nesse sábado, no estádio Rose Bowl, na cidade norte-americana de Pasadena. Disputado no mesmo local em que o Brasil conquistou a quarta estrela de campeão mundial, contra a Itália, em 1994, o jogo teve um gosto amargo para a geração comandada pelo técnico Dunga. O árbitro anulou equivocadamente um gol do Equador no segundo tempo e diminuiu o prejuízo do time canarinho no torneio continental.

Esse foi o primeiro duelo a não contar com nenhum jogador que participou da goleada por 7 a 1 para a Alemanha, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. Era a chance de mostrar uma nova postura à torcida, mas o resultado trouxe sonoras vaias aos atletas canarinhos.

Sem Neymar, que não foi convocado para a Copa América para disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Brasil encontrou na criatividade de Willian a melhor saída para o ataque. O jogador do Chelsea ditou o ritmo no campo ofensivo e trabalhou bem pelo lado direito, mas, sozinho, não conseguiu conduzir a equipe à vitória. Faltou ao time mais poder de fogo para converter a posse de bola em finalizações ao gol.

O time canarinho fará seu segundo jogo na Copa América nessa quarta-feira, contra o Haiti, no estádio Citrus Bowl, da Flórida. Já o Equador enfrentará o Peru, também na quarta, em Phoenix. Por ter derrotado o Haiti por 1 a 0, nesse sábado, o Peru lidera o Grupo B da competição.



O Jogo - Sob os olhares de Neymar, que estava nas arquibancadas do Rose Bowl acompanhado do cantor Justin Bieber, do ator Jamie Foxx e do piloto Lewis Hamilton, o Brasil fez um primeiro tempo pouco eficiente e com raras conclusões ao gol. Tanto que foi do Equador a primeira chance na partida, em chute que o atacante Miller Bolaños, do Grêmio, mandou à esquerda de Alisson, aos quatro minutos.

A Seleção respondeu logo em seguida, após Willian encontrar Philippe Coutinho na frente do gol. O meia-atacante desviou em direção à meta, mas o goleiro Dreer apareceu para defender. Apesar de ter mostrado bom volume de jogo na sequência do duelo, o Brasil pecava na hora de encerrar as jogadas ofensivas e deixava de concluir à meta quando era possível.

Aos 25, Elias recebeu um passe do atacante Jonas e tinha condição de acertar a finalização, mas optou por um passe e jogou a bola no vazio. Quatro minutos depois, Jonas serviu Coutinho, que demorou demais para executar uma ação e foi desarmado antes de tentar o chute.

Como se mantinha no campo ofensivo e abusava dos erros de passe, a Seleção deu espaço para que o Equador armasse alguns contra-ataques. O descuido rendeu três cartões amarelos para jogadores canarinhos no primeiro tempo: Casemiro, Elias e Gil. Em uma das faltas cometidas pelo Brasil, aos 36 minutos, Valencia cobrou com perigo e exigiu uma defesa segura de Alisson.

PASADENA CA - JUNE 4: Neymar Jr. #10 of Brazil attends the 2016 Copa America Centenario Group B match between Brazil and Ecuador at the Rose Bowl on June 4, 2016 in Pasadena, California. Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
Neymar estava num camarote do Rose Bowl acompanhado de outros astros (Foto: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP)


Com 16 minutos do segundo tempo jogados e sem nenhuma finalização ao gol, Dunga resolveu tirar Jonas para a entrada de Gabigol. A alteração não surtiu efeito. Aos 20, Bolaños cruzou da esquerda e viu Alisson se atrapalhar na hora de fazer uma defesa fácil, entrando com a bola no gol. Para sorte do Brasil, o bandeira se equivocou e invalidou o lance sob a justificativa de que o lançamento havia saído pela linha de fundo.

Aos 30 minutos, Willian deu lugar ao meia-atacante Lucas Moura. O jogador do Paris Saint-Germain quis mostrar serviço e tentou finalizar em sua primeira jogada, mas colocou muita força no chute e viu a bola passar longe do gol.

Na melhor chance do segundo tempo, aos 38, Lucas Moura aproveitou cruzamento da direita, apareceu na frente do gol de Dreer e cabeceou para fora. O meia Lucas Lima ainda entrou no lugar de Elias, mas o time seguiu sem produzir o suficiente para alcançar a vantagem.

Lucas Figueiredo / MoWA Press
A Seleção saiu no lucro após o árbitro anular equivocadamente um gol do Equador (Foto: Lucas Figueiredo/MoWA Press)


FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 X 0 EQUADOR

Local: Estádio Rose Bowl, em Pasadena, nos Estados Unidos
Data: 4 de junho de 2016, sábado
Horário: 23 horas (de Brasília)
Árbitro: Julio Bascuñán (Chile)
Assistentes: Carlos Astroza e Christian Schiemann (ambos do Chile)
Público: 53.158
Cartões amarelos: Casemiro, Elias, Gil (Brasil); Paredes, Enner Valencia, Jaime Ayoví (Equador)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Gil e Filipe Luís; Casemiro, Renato Augusto, Elias (Lucas Lima), Willian (Lucas Moura) e Philippe Coutinho; Jonas (Gabriel)
Técnico: Dunga

EQUADOR: Dreer; Paredes, Achilier, Mina e Walter Ayoví; Gruezo, Noboa, Antonio Valencia e Montero (Martínez); Enner Valencia (Jaime Ayoví) e Miller Bolaños (Gaibor)
Técnico: Gustavo Quinteros

Conteúdo Patrocinado