Avaí vence a 1ª no returno; Figueirense tropeça e se afasta da vice-liderança - Gazeta Esportiva
Avaí vence a 1ª no returno; Figueirense tropeça e se afasta da vice-liderança

Avaí vence a 1ª no returno; Figueirense tropeça e se afasta da vice-liderança

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/04/2016 às 21:58

São Paulo, SP

Avaí espanta a zica com Silas e vence a primeira após sete derrotas (Foto:Reprodução/Twitter)
Avaí espanta a zica com Silas e vence a primeira após sete derrotas (Foto:Reprodução/Twitter)


Depois de sete derrotas consecutivas no Campeonato Catarinense, o Avaí conquistou sua primeira vitória nesta segunda-feira, na penúltima rodada do returno, diante do Guarani de Palhoça-SC. O triunfo, garantido com gol de Iury ainda no primeiro tempo, não tira a equipe da lanterna, mas arranca o zero em termos de pontuação na tabela.

Desde a chegada do técnico Silas, que substituiu Gilson Kleina, o Avaí ainda não tinha emplacado. E diante de um público de pouco mais de três mil pessoas nesta noite coube ao garoto Iury dar a vitória ao Leão.

Na última rodada do returno, o Avaí pode se livrar da lanterna em caso de vitória no duelo direto contra o Inter de Lages-SC, que tem apenas dois pontos a mais na tabela.

Já o rival Figueirense, depois de sofrer para marcar com Dodô, ex-Atlético-MG, deixou a vitória escapar já nos acréscimos. O gol aos 44 minutos ainda era comemorado quando Jean Carlos empatou a partida aos 48 minutos de jogo, no último lance.

O jogo – A pior campanha no segundo turno do Catarinense pareceu não abalar a confiança do Avaí dentro de casa. Diante do Guarani de Palhoça-SC, nesta segunda, os comandados de Silas deram mostras de vontade já aos três minutos.

A rede até chegou a balançar, mas a bandeirinha trêmula do auxiliar conteve os ânimos dos torcedores, que compareceram ao Estádio da Ressacada apesar da má fase vivida pela equipe. Iury foi lançado por João Felipe e marcou na saída do goleiro, em posição irregular.

Aos cinco foi a vez de Romulo. O atacante conferiu de primeira o cruzamento de Lovat, e apesar do movimento plasticamente bonito, o chute de bate pronto mal calculado jogou a bola por cima do gol adversário. Aos oito, o Avaí só não marcou porque Thiago Rodrigues defendeu o chute de William.

Mas aos onze não teve jeito. Depois de a cabeçada de William bater na zaga, a bola sobrou limpa para Iury, que livre de marcação chutou para abrir o placar em favor dos donos da casa. A vitória parcial não acomodou o Leão, que seguiu pressionando em busca de uma vantagem ainda maior.

Aos 25, após André Santos escorar o cruzamento de Diego Jardel, o Avaí só não comemorou o segundo gol porque Thiago Rodrigues fez a defesa. O goleiro Renan, do Avaí, só trabalhou aos 27, quando espalmou chute de Alex Maranhão. Aos 35, o arqueiro só observou Hélio Paraíba, livre, chutar por cima do gol.

Na volta do intervalo o Guarani de Palhoça, que preenche a metade da tabela no Catarinense, partiu para cima em busca do empate. Ciente da pressão que a equipe da região metropolitana poderia exercer, Silas armou a defesa para sair aproveitar os contragolpes.

O jogo mais disputado no meio-campo acarretou em um número maior de faltas. A distribuição de cartões amarelos obrigou os técnicos a mexerem nas equipes, e Sérgio Ramirez tratou de colocar o Guarani para cima ao trocar um lateral por um meia de armação. Quem assustou primeiro, no entanto, foi o Avaí.

Aos quinze minutos, Lucas Fernandes – que substituiu Romulo – assustou o goleiro Thiago Rodrigues ao chutar por cima. Aos 22, Diego Jardel cruzou e por poucos metros William não conseguiu empurrar para as redes.

FICHA TÉCNICA:
AVAÍ 1 x 0 GUARANI DE PALHOÇA

Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 18 de abril de 2016, segunda-feira
Hora: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: William Machado Steffen (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Alex dos Santos (ambos de SC)
Renda: R$ 25.341,00
Público: 3.369 presentes
Cartões amarelos: Braga, Renan, Lucas Lovat e Diego Jardel (Avaí); Jackson, Willyan, Hélio Paraíba e Juliano (Guarani de Palhoça)
Gols: Iury, aos 11 min do primeiro tempo (Avaí)

AVAÍ: Renan, Renato, André Santos, Célio Santos e Lucas Lovat; Braga, João Felipe (Lucas de Sá) e Diego Jardel; Romulo (Lucas Fernandes), Iury (Tauã) e William
Técnico: Silas

GUARANI DE PALHOÇA: Thiago Rodrigues, Kaique (Luiz Henrique), Willyan, Vagno e Capa; Jackson, Adriel, Juliano e Alex Maranhão; Cecel (Naldinho) e Hélio Paraíba (Guilherme)
Técnico: Sérgio Ramirez

Conteúdo Patrocinado