Luis Fabiano critica futebol chinês: "Eles só estão dispostos a gastar" - Gazeta Esportiva
Luis Fabiano critica futebol chinês: "Eles só estão dispostos a gastar"

Luis Fabiano critica futebol chinês: "Eles só estão dispostos a gastar"

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/02/2017 às 09:00

São Paulo, SP

Um dos últimos brasileiros a retornar da China para o futebol brasileiro foi o atacante Luis Fabiano. Apresentado como novo centroavante do Vasco em evento na última terça-feira, Luis Fabiano criticou o futebol no continente asiático, afirmando que eles não pensam no futuro, e apenas estão "dispostos a gastar dinheiro".

"Hoje, o futebol chinês vive uma fase de gastar dinheiro. Não estão pensando em se reestruturar e fazer coisas a longo prazo. O que eu vi foi clubes sem estrutura para formar equipes competitivas. Eles querem comprar o estrangeiro da moda, pois tem muito dinheiro lá. Mas vai faltar muito para crescerem em termos de campeonato e estrutura. Eles só estão dispostos a gastar", afirmou o atacante em entrevista coletiva.

Apesar de exaltar a estrutura de seu antigo time, o Tianjin Quanjian, o "Fabuloso" não foi muito otimista em sua visão do futuro da liga chinesa. Em sua passagem pelo país, o centroavante marcou 23 gols em 29 partidas e ajudou o time a subir para a primeira divisão chinesa, conquistando o título da segunda divisão.

Luis Fabiano foi apresentado a torcida na última terça-feira (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)
Luis Fabiano foi apresentado a torcida na última terça-feira (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)


"Eu acho que nem a longo prazo vão conseguir chegar a qualidade de um Brasileiro, um campeonato europeu, pois precisam mudar seus conceitos. Vi um roupeiro jogar no time B, por exemplo. Me pegaram de surpresa mas tive que aprender a ligar. Não foi fácil, mas eu recomendaria, para atuarem na primeira divisão, porque a segunda é complicada", disse Fabiano.

Aos 36 anos, o Fabuloso chega ao Vasco como esperança para balançar as redes dos adversários. O presidente Eurico Miranda, na apresentação do atleta, rasgou elogios ao jogador, e chegou a provocar o arquirrival Flamengo. Com 18 anos de carreira profissional, Luis Fabiano afirmou ser um jogador diferente do jovem que brilhou com a camisa do São Paulo, ainda em 2002.

"O temperamento mudou bastante. Saí do São Paulo e me tornei um jogador mais calmo. Vai adquirindo experiência, aprendendo com os erros. Passei por muitas coisas ruins, mas muito mais coisas alegres. Com exceção do Rennes, fui feliz por onde passei. Mais experiente, mas ainda tenho alguns gols para fazer", exaltou.

Ainda sem condições físicas de atuar, Luis Fabiano deve ficar de fora do clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela semifinal da Taça Guanabara.

Conteúdo Patrocinado