Sem clima após tragédia, Chape e Atlético-MG não entrarão em campo - Gazeta Esportiva
Sem clima após tragédia, Chape e Atlético-MG não entrarão em campo

Sem clima após tragédia, Chape e Atlético-MG não entrarão em campo

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Marcellus Madureira

11/12/2016 às 09:00 • Atualizado: 15/12/2016 às 12:35

Belo Horizonte, MG

Não há clima para que o jogo entre Chapecoense e Atlético-MG aconteça. O encontro da última rodada do Campeonato Brasileiro, que aconteceria na Arena Condá, em Chapecó, foi cancelado em comum acordo dos clubes, que promoverão um WO duplo, e com o consentimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A decisão partiu do Atlético-MG. Após o acidente aéreo que vitimou 71 pessoas, entre elas jogadores e comissão técnica da Chapecoense, o futebol brasileiro viveu uma semana de luto. No retorno das atividades, o presidente alvinegro, Daniel Nepomuceno, foi a público e comunicou que não colocaria sua equipe em campo.

Chape e Atlético-MG entraram em acordo para que partida não fosse realizada após a tragédia (Foto: Douglas Magno/AFP)
Chape e Atlético-MG entraram em acordo para que partida não fosse realizada após a tragédia (Foto: Douglas Magno/AFP)


“No momento de dor e respeito à tragédia, ficamos de luto e tem que ficar resignado e respeitar, não simplesmente ir para a TV e ficar declarando. Vim aqui para informar que o Atlético-MG não vai para jogar a última partida. A gente respeita a dor, não é momento para cobrar de jogador nenhum a receita do esporte. Já comuniquei a CBF, conversei com o presidente Marco Polo, que concordou. Haverá uma punição com a perda dos três pontos, mas o time não terá sua posição alterada. É o mínimo que se pode ter com a cidade, com os familiares, pelo estado e o país que sofre com a tragédia”, declarou.

A decisão foi tomada junto com a Chapecoense. Antes disso, porém, a CBF queria que a partida fosse realizada, segundo o presidente em exercício do clube catarinense. De acordo com Ivan Tozzo, Del Nero reforçou a necessidade da partida na última semana. “Conversei com o presidente Del Nero sobre a partida contra o Atlético-MG. Ele disse: 'Este jogo tem que acontecer. Tem que ser uma grande festa'. Respondi: 'Não temos 11 jogadores'. Ele disse: 'Tem sim. Vocês têm categoria de base, os jogadores que ficaram. Não importa. Tem que fazer uma grande festa. Chapecó e a Chapecoense merecem'", disse.

Dias depois, porém, a CBF confirmou que o jogo não aconteceria. "Pela CBF já foi confirmado para gente que não vai acontecer. Não existe possibilidade nenhuma de jogo. Emocionalmente você sabe que não tem clima para o jogo. A gente entrou em contato com eles e o presidente do Atlético-MG já sabe e também nos confirmou. E hoje o Walter (secretário-geral da CBF) já nos confirmou também", declarou Tozzo.

O cancelamento do jogo não muda nada no Campeonato Brasileiro. Tanto Galo quanto Chape estão classificados para a Copa Libertadores. Desta forma, o estádio receberá o trio de arbitragem que vai aguardar 30 minutos. Com a falta dos dois times, o WO duplo será decretado.

Conteúdo Patrocinado