Santos encara o Flamengo em Cuiabá de olho na liderança - Gazeta Esportiva
Santos encara o Flamengo em Cuiabá de olho na liderança

Santos encara o Flamengo em Cuiabá de olho na liderança

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press e correspondente Thiago Bastos

03/08/2016 às 07:15 • Atualizado: 03/08/2016 às 07:18

Santos, SP

Possibilidade de liderar a tabela motiva o Santos em jogo complicado contra o Fla (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Possibilidade de liderar a tabela motiva o Santos em jogo complicado contra o Fla (Foto: Ivan Storti/Santos FC)


Santos e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45(de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), em um confronto direto pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times estão crescendo na competição e lutam pela liderança, hoje nas mãos do Corinthians, com 33 pontos, e por um espaço no G-4, a zona de classificação para a Copa Libertadores. O Rubro-Negro, que não perde há quatro jogos, venceu o Coritiba no domingo e aparece na quinta posição com trinta pontos, dois a menos que o Peixe, invicto há cinco duelos no Brasileiro, tendo vencido os quatro últimos sendo o mais recente por 2 a 0 diante do Cruzeiro.

Zé Ricardo, técnico do Flamengo, entende que o duelo desta quarta-feira tem tudo para ser muito equilibrado e por isso apela para o poder de concentração de seus comandados.

“O Flamengo está vindo em uma crescente, mas o nível de exigência aumenta cada vez mais. O Santos tem um grande time e briga pelos mesmos objetivos que os nossos. Precisamos ficar atentos, pois se eles tiverem uma oportunidade vão matar a partida. Não vamos poder pecar em nada e ainda teremos que encontrar a melhor maneira de construir o resultado que nos interessa. Confio no meu grupo, mas ele sabe que vai precisar jogar no limite”, disse Zé Ricardo.

Alinhados a ideia de seu técnico, os jogadores do Mengão prometem entrega: “Cada vez mais estamos um time determinado e antenado com os objetivos do Flamengo nesta temporada. Estamos sonhando alto porque estamos conseguindo nos doar ao máximo em campo, mesmo nos jogos mais complicados, como se desenha esse contra o Santos”, disse o volante Willian Arão.

O Santos está entre os quatro primeiros colocados do Nacional há oito rodadas, algo que não ocorria desde 2010, assim como a vice-liderança, que não ocupava desde a quarta rodada daquela edição. Para pelo menos manter essa condição na rodada final do primeiro turno, a equipe terá que superar um concorrente na parte de cima da classificação.

Em crescimento, Rubro-Negro também quer figurar em lugares mais altos da tabela (Foto: Gilvan de Souza/Divulgação)
Em crescimento, Rubro-Negro também quer figurar em lugares mais altos da tabela (Foto: Gilvan de Souza/Divulgação)


O Flamengo é o quinto colocado, com 30 pontos e também está em ascensão no campeonato. O fato de a diretoria do Peixe ter vendido o mando para uma empresa que escolheu Cuiabá para sediar a partida, deixou o duelo ainda mais equilibrado.

Para alcançar a vitória e uma eventual liderança, o Santos conta com o bom desempenho de seu ataque, o melhor da competição, com 32 gols assinalados, e de sua defesa, a segunda menos vazada, 16 gols sofridos, média de menos de um gol concedido por partida.

Outro fator a se considerar é o poder de superação da equipe em momentos desfavoráveis. Ao longo da competição, a equipe tem convivido com uma série de desfalques. O primeiro foi Ricardo Oliveira, que só estreou mês passado no Brasileiro, após se recuperar de leão no joelho. Em seguida, Zeca, Thiago Maia e Gabriel foram para a seleção olímpica. Agora é a vez de Lucas Lima, com edema na coxa, se ausentar.

Mesmo assim, o técnico Dorival Júnior tem conseguido obter uma resposta positiva de seu elenco. Os reservas têm correspondido a altura e a equipe tem obtido até vitórias fora de casa com os suplentes, algo impensável, por exemplo, no ano passado, quando o time só arrancou os três pontos em uma oportunidade.

Em termos de escalação o Santos terá o retorno do meia Léo Cittadini, que foi desfalque contra o Cruzeiro por se sentir mal momentos antes da partida. Ele reaparece na vaga de Yuri. Sem o meia Lucas Lima, que luta contra edema muscular na coxa esquerda, Jean Mota assume o posto que foi do argentino Vecchio contra o Cruzeiro. O atleta, porém, não agradou e ficará no banco.

No Flamengo, o zagueiro Juan, com estiramento muscular na panturrilha esquerda, é desfalaque certo. Assim, o argentino Alejandro Donatti segue entre os titulares, compondo o setor com Rafael Vaz. Quem também segue vetado é o lateral-esquerdo Jorge, ainda com dores no joelho esquerdo. Novamente o meia Chiquinho será improvisado no setor.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X FLAMENGO

Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 3 de agosto de 2016 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Hélcio Araujo Neves (PA)

SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Caju; Renato, Léo Cittadini, Jean Mota e Vitor Bueno; Copete e Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Júnior

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Rafael Vaz, Alejandro Donatti e Chiquinho; Márcio Araújo, Willian Arão, Alan Patrick, Federico Mancuello e Everton; Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

Conteúdo Patrocinado