Palmeiras domina Santa Cruz no 50º jogo na arena e dorme como líder - Gazeta Esportiva
Palmeiras domina Santa Cruz no 50º jogo na arena e dorme como líder

Palmeiras domina Santa Cruz no 50º jogo na arena e dorme como líder

Gazeta Esportiva

Por Edoardo Ghirotto

18/06/2016 às 17:50 • Atualizado: 18/06/2016 às 19:04

São Paulo, SP

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
Na 50ª partida na Arena, Dudu marcou duas vezes na vitória do Palmeiras. (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


O Palmeiras emplacou uma bela atuação e alcançou o Internacional com uma vitória por 3 a 1 sobre o Santa Cruz, neste sábado, no Palestra Itália, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. No 50º jogo após a reforma do estádio, o time alviverde teve o domínio absoluto da posse de bola e mostrou eficiência no ataque para conquistar o triunfo e dormir na ponta da tabela. Méritos do técnico Cuca, que soube explorar as fragilidades dos visitantes com uma formação de caráter ofensivo.

O treinador foi a campo sem nenhum meio-campista de características defensivas. Tchê Tchê e Moisés jogavam mais próximos à zaga, enquanto Cleiton Xavier abastecia a trinca de atacantes. A formação surtiu efeito logo no primeiro tempo, com um gol de Dudu, aos 28 minutos, e outro de Jean, após cobrança de falta, aos 47.

No segundo tempo, uma falha de marcação resultou no gol de cabeça de Grafite, aos seis minutos. O atacante estava impedido, mas teve o tento validado. Nada, contudo, estragou a festa alviverde. Dudu, aos 19, completou cruzamento de Gabriel Jesus e selou a vitória.

Com os mesmos 19 pontos do Internacional, mas à frente nos critérios de desempate, o Verdão aguardará o complemento da rodada para saber se permanecerá na liderança do Brasileirão. A próxima partida da equipe será às 21 horas (de Brasília) da terça-feira, contra o América-MG, no Palestra Itália. Já o Santa Cruz, com 11 pontos e no meio da tabela, voltará ao Arruda para enfrentar o Flamengo, na quarta-feira.



O Jogo - O desenho tático ofensivo que foi elaborado por Cuca deixou o Santa Cruz acuado. A equipe pernambucana ficou toda recuada para trás da linha do meio-campo e só observou a troca de passes do Palmeiras durante toda a etapa inicial. Com a posse de bola ficou fácil para o Verdão chegar ao ataque. Aos dez minutos, Cleiton Xavier tentou a finalização e Gabriel Jesus desviou para cima do gol.

O único temor alviverde eram os contra-ataques do Santa Cruz. Aos 15, Cleiton Xavier tentou uma cabeçada após cruzamento e foi travado pela zaga. O time pernambucano aproveitou para ir em velocidade para o ataque, mas Arthur não conseguiu concluir a jogada e chutou para fora. Dois minutos depois, Jean cobrou falta da entrada da área e Tiago Cardoso agarrou a bola.

À vontade na lateral direita, Róger Guedes abusava dos dribles sobre os marcadores adversários. Aos 21, ele limpou o zagueiro e chutou para defesa do goleiro. Já aos 25, Dudu recebeu lançamento de Moisés e ajeitou para Gabriel Jesus. O jovem acertou outra finalização cruzada, mas Tiago Cardoso voltou a espalmar.

O gol saiu aos 28 minutos. Assim como na partida contra o Coritiba, Moisés cobrou um lateral com força e permitiu que Cleiton Xavier concluísse na pequena área. A bola saiu mascada, mas escapou das mãos de Tiago Cardoso e voltou para o camisa 10. O meia rolou para a esquerda, onde Dudu dominou e chutou no alto para anotar o primeiro do Verdão.

Grafite, aos 30, arriscou o chute no centro da meta, permitindo defesa sem rebote de Prass. Já o Palmeiras seguiu com domínio absoluto da partida, o que resultou no segundo gol da equipe. Aos 47, Jean cobrou uma falta no canto direito rasteiro, fora do alcance de Tiago Cardoso, e consolidou a vantagem antes da ida para os vestiários.



O jogo vistoso do primeiro tempo não se repetiu na volta do intervalo. Aos seis minutos, Grafite se beneficiou de uma falha na marcação palmeirense e subiu sozinho para descontar. O auxiliar não viu que o atacante estava em posição de impedimento e validou o gol. Na sequência, Keno chutou cruzado, da entrada da área, e viu a bola passar próxima à trave esquerda de Prass.

O Palmeiras aos poucos retomou o controle do jogo. E, aos 20, Gabriel Jesus cruzou rasteiro da direita para que Dudu completasse de carrinho para o gol. A nova vantagem tranquilizou o Verdão. Aos 22, Gabriel Jesus ficou na frente de Tiago Santos, mas chutou em cima do goleiro.

Róger Guedes, aos 27, invadiu a área pela direita, arriscou o chute e viu a bola passar próxima ao travessão do Santa Cruz. Dois minutos depois, os pernambucanos responderam com uma cabeçada perigosa de Keno, defendida por Prass. Aos 33, o goleiro do Verdão voltou a se destacar ao espalmar um chute de João Paulo de dentro da área.

Sem novas emoções até o final do jogo, o Palmeiras administrou o resultado para assegurar a liderança provisória do Brasileirão. O lateral Uillian Correia ainda foi expulso de campo, após receber o segundo amarelo já nos acréscimos da partida.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 1 SANTA CRUZ

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 18 de junho de 2016, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos de GO)
Público: 34.162
Renda: R$ 2.167.071,76
Cartões amarelos: Róger Guedes (Palmeiras); Uillian Correia, Néris e João Paulo (Santa Cruz)
Cartão vermelho: Uillian Correia (Santa Cruz)

GOLS:
PALMEIRAS: Dudu, aos 28 minutos do primeiro tempo e aos 19 do segundo tempo, e Jean, aos 47 do primeiro tempo
SANTA CRUZ: Grafite, aos seis minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio; Tchê Tchê, Moisés (Thiago Santos) e Cleiton Xavier (Cristaldo); Róger Guedes, Dudu (Fabrício) e Gabriel Jesus
Técnico: Cuca

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Vítor (Mário Sérgio), Néris, Danny Morais e Uillian Correia; Tiago Costa, Arthur, Lelê (Daniel Costa) e João Paulo (Wallyson); Keno e Grafite
Técnico: Milton Mendes


Conteúdo Patrocinado