No 1º jogo sem Prass e Jesus, Verdão tenta derrubar tabu contra o Galo - Gazeta Esportiva
No 1º jogo sem Prass e Jesus, Verdão tenta derrubar tabu contra o Galo

No 1º jogo sem Prass e Jesus, Verdão tenta derrubar tabu contra o Galo

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/07/2016 às 08:00 • Atualizado: 24/07/2016 às 08:13

São Paulo, SP

Cuca (E), técnico do Palmeiras, conversa com os jogadores Cleiton Xavier (C) e Dudu durante treino na Academia de Futebol da Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista.
Erik (à dir.) deverá ser o escolhido para substituir o artilheiro do Brasileirão, Gabriel Jesus (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


O Palmeiras tentará derrubar mais um tabu nesta temporada. Às 11 horas (de Brasília) deste domingo, no Palestra Itália, o time comandado por Cuca trabalhará para superar os desfalques de Fernando Prass e Gabriel Jesus e conquistar uma vitória diante do Atlético-MG, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se triunfar, o Verdão encerrará uma sequência de cinco anos sem vitórias contra o clube mineiro.

Com Cuca, o Palmeiras derrubou tabus ao vencer o Corinthians, no Pacaembu, e o Sport, na Ilha do Retiro. No último domingo, ao bater o Inter por 1 a 0, o time voltou a triunfar no Beira-Rio depois de 19 anos. O treinador, no entanto, garante que não fará os jogadores entrarem em campo pensando nas marcas negativas.

"Na verdade, a gente nem fala disso com o jogador. Os tabus existem há muito tempo. Faz parte da entidade. E uma hora ela vencerá. Mas não pensamos nisso. Precisamos tentar vencer o jogo e abrir uma vantagem na liderança, ou mantê-la", declarou o treinador. Com 32 pontos, o clube é líder isolado do Brasileirão e tem uma diferença de três pontos para o vice Corinthians.

Contra o Verdão pesam os desfalques de Fernando Prass e Gabriel Jesus, que disputarão as Olimpíadas do Rio de Janeiro pela Seleção Brasileira. O jogo contra o Atlético-MG será o primeiro sem os destaques alviverdes. Para o lugar de Prass, Cuca optou pela entrada do goleiro Vagner. Já Gabriel Jesus, artilheiro do Brasileiro com dez gols, será substituído por Erik ou Alecsandro. O meia Moisés, lesionado, está fora do confronto.

Apesar dos desfalques, o duelo terá um sabor especial para Cuca. A partida será o primeiro reencontro do técnico com o Atlético-MG e será disputada no mesmo dia em que ele conquistou a Copa Libertadores pelo Galo, em 2013. O treinador admite ter um carinho pelos mineiros, mas rejeita qualquer interferência no seu trabalho.

(Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Vagner arcará com a responsabilidade de defender o gol na ausência de Prass (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


"Para mim é uma honra muito grande. Foi o maior título que conquistei, acho que foi meu maior trabalho. Nunca vou esquecer da noite do dia 24 de julho. Tenho um carinho enorme por tudo que foi feito no Atlético-MG e uma admiração muito grande por todas as pessoas que trabalham lá. É uma coisa guardada aqui dentro do peito. Mas o jogo é outra situação. E necessitamos dos três pontos para seguir na liderança", afirmou.

O goleiro Victor, que foi um dos heróis da conquista do Galo, procurou retribuir o carinho de Cuca. "Será um prazer reencontrar o Cuca. Sabemos da importância que ele tem para o Atlético, mas, infelizmente, dentro de campo ele é o nosso rival. A festividade, a comemoração fica para fora de campo. Dentro de campo, nós vamos procurar defender nossas cores para conseguir a vitória. Nós conversaremos antes ou depois. Não podemos pensar só no Cuca, temos que tratar o jogo de uma maneira global”, disse.

Assim como Cuca reencontrará o Galo, o técnico atleticano, Marcelo Oliveira, irá enfrentar o Palmeiras pela primeira vez. Foi no clube alviverde que o treinador conquistou o título da Copa do Brasil de 2015, credenciando o Verdão para a disputa da Copa Libertadores deste ano. Após resultados negativos, sobretudo no torneio continental, Oliveira foi demitido pelo presidente Paulo Nobre.

Com os reencontros de lado, o Galo terá uma "prova de fogo" para evitar que o líder se distancie ainda mais na tabela. Ainda sem vencer longe de Belo Horizonte, o Atlético-MG precisa quebrar a invencibilidade da equipe paulista em casa, que, de oito jogos disputados no Palestra Itália, venceu sete e empatou um.

Para alcançar tal feito, Marcelo Oliveira promete escalar um trio de ataque formado por Lucas Pratto, Robinho e Fred. Fora isso, o treinador conta com o retorno do zagueiro Erazo, que cumpriu suspensão, e com as presenças de Leandro Donizete e Luan, sendo que apenas o primeiro deve ser titular. Em contrapartida, Douglas Santos, que está com a Seleção olímpica, desfalcará o time e será substituído pelo estreante Fábio Santos.

Em data histórica, Cuca também terá primeiro reencontro com o Atlético-MG (Bruno Cantini/CAM)
Em data histórica, Cuca também terá no Palestra Itália o primeiro reencontro com o Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)


FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 24 de julho de 2016, domingo
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises e Luiz Claudio Regazone (ambos do RJ)

PALMEIRAS: Vagner; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Tchê Tchê e Cleiton Xavier; Róger Guedes, Dudu e Erik (Alecsandro)
Técnico: Cuca

ATLÉTICO-MG: Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete e Maicosuel; Robinho, Fred e Lucas Pratto
Técnico: Marcelo Oliveira

Conteúdo Patrocinado