Na volta de Ricardo Oliveira, Santos recebe a Ponte Preta - Gazeta Esportiva
Na volta de Ricardo Oliveira, Santos recebe a Ponte Preta

Na volta de Ricardo Oliveira, Santos recebe a Ponte Preta

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Thiago Bastos

16/07/2016 às 11:12

Santos, SP

Ricardo Oliveira voltará ao time do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Ricardo Oliveira voltará ao time do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)


Desde que levantou a taça de campeão paulista, em 8 de maio, o Santos não conseguiu mais ir a campo com o que tem de melhor. Neste sábado, às 18h30 (de Brasília), diante da Ponta Preta, na Vila Belmiro, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Dorival Júnior terá finalmente essa oportunidade, mesmo sob o risco de utilizar esse expediente pela primeira e única vez na competição.

Essa será a primeira e última partida em que o Peixe terá todos os seus titulares à disposição do treinador, pelo menos pelas próximas semanas. Dez dos 11 jogadores que formaram a base do time campeão estadual estarão em campo contra a Macaca, sétima colocada do Nacional, com os mesmo 23 pontos do alvinegro praiano, que está em quarto lugar, graças ao saldo de gols superior.

O único titular daquela equipe campeã que estará no banco de reservas será o zagueiro David Braz, que já se recuperou de lesão, mas perdeu a posição para Luiz Felipe. No mais, o Peixe terá força máxima e sabe que deve aproveitar essa chance inédita.

Zeca, Thiago Maia e Gabriel se despedem da Vila Belmiro por um mês. O trio se apresenta no domingo à Seleção Brasileira que disputará a Olimpíada. Se chegarem à disputa pela medalha de ouro, permanecerão longe de casa até o dia 20 de agosto, data da final olímpica.

Mas ainda existe o risco de a torcida santista não ver mais dois desses três jogadores com a camisa do Santos. Zeca tem em mãos uma proposta para atuar no Atlético de Madrid, da Espanha, vice-campeão da Europa, na próxima temporada. Gabriel é alvo da Juventus, da Itália, que já se reforçou recentemente com o brasileiro Daniel Alves, contratado junto ao Barcelona.

Gabriel defenderá o Brasil nas Olimpíadas (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Gabriel defenderá o Brasil nas Olimpíadas (Foto: Ivan Storti/Santos FC)


O camisa 10 do Peixe recusou uma proposta recente do Chelsea, da Inglaterra, e a diretoria santista se movimentou rapidamente, para anunciar a renovação contratual do jogador. A assinatura do atleta para o novo vínculo não foi concretizada e a negociação com os italianos pode acontecer após o término dos Jogos Olímpicos.

O companheiro de Gabriel no ataque será Ricardo Oliveira. Recuperado de uma lesão no joelho que o afastou dos gramados por mais de dois meses, o artilheiro do último Brasileirão fará neste sábado sua estreia na edição deste ano. "Temos um confronto direto contra a Ponte Preta. Briga em cima. Para nós é super importante", projeta Oliveira.

Na Ponte Preta, o técnico Eduardo Baptista teve que utilizar todo o seu poder de avaliação de elenco para pode escalar a equipe que vai a campo neste sábado, na Vila Belmiro. Com seis desfalques e até quatro reforços, o treinador foi obrigado a mexer por atacado.

As principais dúvidas estão no meio-campo, onde a formação será completamente diferente do último jogo pelo Brasileiro, contra o Sport. Sem João Vitor, Renê Júnior e Galhardo, o técnico depende da situação de Wendel e Maycon, recém-contratados, para não precisar alterar também o esquema tático da equipe. Matheus Jesus é o único garantido no setor.

Para o lugar de Galhardo, Ravanelli, Cristian e Felipe Menezes são opções, com vantagem para o primeiro. A quarta provável mudança é a volta de Fábio Ferreira à zaga. Com isso, Antônio Carlos vai para o banco.

FICHA TÉCNICA
SANTOS  X PONTE PRETA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data:  16 de julho de 2016, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA - ASP-FIFA)
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira(SP - CBF) e Bruno Salgado Rizo (SP - ASP-FIFA)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia, Vitor Bueno e Lucas Lima; Gabriel e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.

PONTE PRETA: João Carlos, Jeferson, Fábio Ferreira, Grolli e Reinaldo; Matheus Jesus, Wendel e Ravanelli (Cristian); Giva (Rhayner), Clayson e Pottker.
Técnico: Eduardo Baptista.

Conteúdo Patrocinado