Corinthians reage com virada sobre o Vitória e assume a terceira posição - Gazeta Esportiva
Corinthians reage com virada sobre o Vitória e assume a terceira posição

Corinthians reage com virada sobre o Vitória e assume a terceira posição

Gazeta Esportiva

Por Helder Júnior

22/08/2016 às 21:57 • Atualizado: 23/08/2016 às 11:00

São Paulo, SP

Marlone entrou no segundo tempo e mudou o jogo a favor do Corinthians (foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Marlone entrou no segundo tempo e mudou o jogo a favor do Corinthians (foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Pressionado após duas derrotas (para Grêmio e Atlético-PR) e um empate (com o Cruzeiro), o Corinthians reagiu no Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira, diante do Vitória. A equipe comandada por Cristóvão Borges chegou a preocupar a maioria da torcida presente em Itaquera com um gol contra de Yago no primeiro tempo, porém chegou à virada por 2 a 1 por meio de Marlone e Marquinhos Gabriel no segundo.

O primeiro triunfo como mandante desde 3 de julho, quando o Flamengo fora goleado por 4 a 0 em Itaquera, elevou o Corinthians à terceira colocação da tabela de classificação. O time soma os mesmos 37 pontos ganhos pelos flamenguistas, atrás apenas de Palmeiras (40) e Atlético-MG (38). Para seguir em alta, será preciso ganhar também da Ponte Preta no sábado, no Moisés Lucarelli.

Já o Vitória ocupa a zona de rebaixamento da competição. Com 23 pontos, na 17ª posição, a equipe baiana buscará a reabilitação contra o lanterna América-MG, no domingo, na Fonte Nova.

O jogo – Tão logo o Vitória deu a saída – quando a torcida ainda gritava “raça, Timão, você é tradição!” –, o Corinthians deu uma amostra de qual seria a sua postura na nova formação proposta por Cristóvão Borges. Elias correu até a área adversária para tentar roubar a bola, assim como fazia nos melhores tempos de Tite.

Raça e tradição, no entanto, não bastavam para o Corinthians. Na defesa, a equipe da casa continuava a vacilar bastante, o que encorajava o Vitória a incomodar os zagueiros Yago e Balbuena. Na transição ofensiva, também faltava qualidade para fazer a bola chegar a Guilherme, o pouco participativo falso centroavante de Cristóvão.

Contra o Vitória, Guilherme estreou na função de falso centroavante (foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Contra o Vitória, Guilherme estreou na função de falso centroavante (foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Aos 14 minutos, um jogador da Seleção Brasileira tentou resolver o problema sozinho. Convocado por Tite nesta segunda-feira, Fagner levantou o público ao passar o pé sobre a bola no campo de defesa e avançar à base de tabelas antes de errar a finalização da entrada da área.



Como jogadas como a de Fagner eram esporádicas, embora o Corinthians ficasse mais tempo com a bola nos pés, Cristóvão resolveu mandar Romero – com a sua vontade e erros técnicos habituais – para o lado direito, deslocando o sumido Marquinhos Gabriel para a esquerda.

Com Romero do outro lado do gramado, o Corinthians, que jogava muito pela direita até então, passou a atacar mais pela esquerda. Como aos 27 minutos, quando Rodriguinho invadiu a área, limpou a marcação com categoria e soltou o pé. Na trave.

O Vitória também continuava perigoso quando aparecia no ataque. E, aos 42 minutos, abriu o placar porque contou com uma colaboração do time que pena para encontrar um bom centroavante. Marinho cruzou rasteiro da esquerda, e o corintiano Yago, como faria um homem de referência, deu um carrinho e mandou a bola para dentro.

Em desvantagem no placar, o Corinthians voltou a atuar com Romero na direita e Marquinhos Gabriel na esquerda. Naqueles minutos finais de primeiro tempo, contudo, o time já se mostrava tão impaciente quanto a sua torcida. “Se o Corinthians não ganhar, olê, olê, olá! O pau vai quebrar!”, ameaçavam os organizados.

Corinthians precisou se reerguer após Yago marcar um gol contra na etapa inicial (foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Corinthians precisou se reerguer após Yago marcar um gol contra na etapa inicial (foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Na tentativa de conter os ânimos em Itaquera, Cristóvão retornou do vestiário com Marlone no lugar de Romero. Deu certo. Aos cinco minutos do segundo tempo, Marlone passou o pé sobre a bola, clareou diante de Diogo Mateus e arriscou o chute forte de longa distância. Marcou um golaço.

A bela jogada de Marlone reanimou a torcida do Corinthians. O ambiente era novamente propício para o time da casa pressionar o adversário. O Vitória, porém, não se intimidou. Após dois minutos, quase retomou a dianteira no marcador. Marinho cortou Elias e levantou a bola na área. Vander cabeceou livre de marcação. Para fora.

O trunfo do Corinthians para ter o controle da partida se resumia a Marlone. Aberto do lado esquerdo, o meia-atacante pouco utilizado por Cristóvão sempre era procurado por seus companheiros para conduzir a equipe ao ataque. Por sua vez, ele buscava Guilherme, que não tinha a mesma intensidade em campo.

Aos 26 minutos, a parceria finalmente resultou em gol para o Corinthians. Marlone recebeu a bola de Guilherme e viu a passagem de Uendel dentro da área. O lateral fez o cruzamento para Marquinhos Gabriel, livre de marcação diante do gol, estufar o peito na hora de completar para a meta.

Foi a vez de Vágner Mancini entrar em ação. O técnico do Vitória trocou Cárdenas, Diogo Mateus e Marcelo por Serginho, Euller e Tiago Real, mas viu o Corinthians ganhar confiança para trocar passes envolventes. No final, Cristóvão resolveu segurar o resultado positivo com a entrada de Cristian na vaga do bastante aplaudido Bruno Henrique.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 VITÓRIA

Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 22 de agosto de 2016, segunda-feira
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Dilbert Pedrosa Moisés (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Público: 20.207 pagantes (total de 20.473)
Renda: R$ 930.524,00
Cartões amarelos: Balbuena e Fagner (Corinthians); Marinho, Diogo Mateus, Vander e Marcelo (Vitória)
Gols: CORINTHIANS: Marlone, aos 5, e Marquinhos Gabriel, aos 26 minutos do segundo tempo; VITÓRIA: Yago (contra), aos 42 minutos do primeiro tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Yago, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique (Cristian), Romero (Marlone), Rodriguinho, Elias e Marquinhos Gabriel (Giovanni Augusto); Guilherme
Técnico: Cristóvão Borges

VITÓRIA: Fernando Miguel; Diogo Mateus (Euller), Victor Ramos, Kanu e Diego Renan; Willian Farias, Marcelo (Tiago Real) e Cárdenas (Serginho); Vander, Kieza e Marinho
Técnico: Vágner Mancini

Conteúdo Patrocinado