Botafogo bate Santa Cruz e respira na luta contra o rebaixamento - Gazeta Esportiva
Botafogo bate Santa Cruz e respira na luta contra o rebaixamento

Botafogo bate Santa Cruz e respira na luta contra o rebaixamento

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

03/07/2016 às 18:18 • Atualizado: 03/07/2016 às 18:19

Rio de Janeiro, RJ

Neilton marcou o segundo gol da vitória do Botafogo sobre o Santa Cruz (Foto: Vitor Silva/SS Press)
Neilton marcou o segundo gol da vitória do Botafogo sobre o Santa Cruz (Foto: Vitor Silva/SS Press)


O Botafogo derrotou o Santa Cruz por 2 a 1, no estáio Mário Helênio, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Alvinegro consegue respirar e abrir um ponto da zona de rebaixamento.

O Alvinegro começou a partida de forma fulminante, marcou um gol logo no primeiro minuto com Sassá e deu a impressão de que venceria com facilidade. A equipe dirigida por Ricardo Gomes abriu 2 a 0 com Neilton, mas caiu muito de produção na segunda etapa e quase permitiu a reação do Santa Cruz, que descontou com João Paulo.

Com o triunfo, o Fogo chegou aos 15 pontos e está na 15ª colocação, mas o clube ainda pode ser ultrapassado por Figueirense e Sport, que ainda jogarão na rodada. O Santa Cruz, por sua vez, permanece na vice-lanterna com 11 pontos.

Na próxima rodada, o Botafogo vai enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira. O Santa Cruz receberá o Internacional, no Arruda.

O jogo – O Botafogo já começou ganhando. Antes do primeiro minuto, Camilo tabelou com Neilton e lançou Sassá que invadiu a área e tocou na saída de Tiago Cardoso.

A vantagem fez o time dirigido por Ricardo Gomes passar a atuar com tranquilidade, enquanto o Santa Cruz tentava se reorganizar após o baque sofrido. Só aos dez minutos é que a equipe pernambucana chegou na área carioca com um chute de Marcílio que encobriu o travessão defendido por Sidão.

Aos 17 minutos, o Alvinegro ampliou. Após boa troca de passes, Camilo fez bom lançamento para Neilton que se livrou de Roberto e chutou para marcar o segundo gol.

Sem outra alternativa, o Santa Cruz partiu para o ataque e Grafite teve uma boa chance quando foi lançado por Léo Moura, mas o chute do atacante foi bloqueado por Emerson Santos. Aos 22 minutos, lançado na área, Grafite ganhou da zaga, mas a bola foi bem defendida por Sidão.

O Botafogo seguia administrando a vantagem e quase chegou ao terceiro gol aos 25 minutos quando Diogo Barbosa cruzou e Walter Guimarães quase marcou contra.

O técnico Milton Mendes ainda tentou arrumar a equipe e trocou o lateral-direito Vítor pelo atacante Arthur, deslocando Léo Moura para a sua real posição, mas o Botafogo quase chegou ao terceiro gol aos 32 minutos quando Luis Ricardo cruzou, a zaga rebateu e Bruno Silva emendou de bicicleta para boa defesa de Tiago Cardoso. Aos 42 minutos, Diogo Barbosa derivou da esquerda para o meio e bateu para boa defesa de Tiago Cardoso.

O segundo tempo começou com mudanças nos ataques das duas equipes. Sassá e Grafite, lesionados, deixam o campo para a entrada de Luis Henrique, no Botafogo, e Keno, no Santa Cruz.

O Tricolor do Arruda melhorou com as mudanças e marcou o seu primeiro gol aos três minutos. Keno fez ótima jogada pela esquerda e cruzou para João Paulo que deslocou Sidão com um toque sutil.

O Botafogo, que voltou acomodado na segunda etapa, só voltou ao ataque aos oito minutos em cabeçada perigosa de Luis Henrique. O jogo ficou equilibrado uma vez que os pernambucanos subiram muito de produção, em relação ao primeiro tempo.

Aos 17 minutos, Diogo Barbosa obrigou Tiago Cardoso a uma boa defesa. A resposta tricolor veio com um chute perigoso de Marcílio. O time pernambucano desperdiçou uma chance incrível de deixar tudo igual quando Diogo Barbosa salvou em cima da linha após conclusão de Arthur.

O Santa Cruz seguiu pressionando, enquanto o Botafogo não conseguia se acertar. A troca de Camilo por Fernandes só piorou o rendimento da equipe de General Severiano.

Aos 35 minutos, Leandrinho recebeu inteiramente livre no lado direito da área, mas demorou a concluir a jogada e acabou desarmado pela defesa alvinegra. O time do Arruda seguiu pressionando em busca do empate e desperdiçou outra grande oportunidade, aos 40 minutos. Keno invadiu a área em velocidade e chutou cruzado. Sidão defendeu parcialmente e a bola ainda beliscou a trave esquerda antes de sair.

Logo depois foi a vez de Leandrinho mandar a bomba e encobrir o travessão defendido por Sidão. No último lance importante do jogo, Bruno Silva chutou de longe e Tiago Cardoso quase ia sofrendo um gol defensável, mas conseguiu se recuperar.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 SANTA CRUZ


Local: Estádio Municipal Jornalista Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Data:
3 de julho de 2016, domingo
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Clovis Amaral da Silva (PE)
Público: 5033 pagantes
Cartões amarelos: Vítor, Marcílio e Leandrinho(Santa Cruz); Bruno Silva(Botafogo)
Gols: BOTAFOGO: Sassá, a 1, e Neilton aos 17 minutos do primeiro tempo. SANTA CRUZ: João Paulo aos três minutos do segundo tempo.

BOTAFOGO: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Camilo(Fernandes); Neilton, Rodrigo Pimpão(Gervazio Nuñez) e Sassá(Luis Henrique)
Técnico: Ricardo Gomes

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso, Vítor(Arthur), Danny Morais, Walter Guimarães e Roberto; Uillian Correia, Marcílio, Léo Moura, Fernando Gabriel(Leandrinho)e João Paulo; Grafite(Keno)
Técnico: Milton Mendes

Conteúdo Patrocinado