Federação Paulista define Paulistão A2 com Portuguesa sem direito a voto - Gazeta Esportiva
Federação Paulista define Paulistão A2 com Portuguesa sem direito a voto

Federação Paulista define Paulistão A2 com Portuguesa sem direito a voto

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/10/2016 às 21:50 • Atualizado: 31/10/2016 às 22:00

São Paulo, SP

(Foto: Rodrigo Corsi/FPF)
Congresso técnico definiu modelo do Campeonato Paulista Série A2 2017(Foto: Rodrigo Corsi/FPF)


Nesta segunda-feira, foi realizado o conselho técnico da Federação Paulista de Futebol para definir as diretrizes da Série A2 do Campeonato Paulista de 2017. Com os 20 clubes participantes – sendo que a Portuguesa estava presente apenas como espectadora – as equipes definiram mudanças no regulamento do torneio.

A Série A2 do paulistão 2017 terá 22 disponíveis (29 de janeiro a 7 de maio) por conta de alguns clubes terem presença garantida na Copa do Brasil. O torneio terá uma primeira fase de todos contra todos em turno único. Na sequência, os quatro melhores farão as semifinais, que terá ida e volta, e os vencedores disputarão o título em partida única.

Assim como na última temporada, a regra de inscrição para apenas 28 atletas seguirá ativa, sendo que é permitida a troca no caso de lesão dos atletas até a primeira fase. Além disso, fica definido que os jogadores não poderão atuar por outros clubes de Série A1, A2 ou A3 no mesmo ano, situação parecida a dos técnicos, porém, a regra para estes vale apenas para a mesma divisão.

Lusa espectadora


O detalhe do conselho técnico desta segunda-feira ficou por conta da participação da Portuguesa, que não teve direito a voto e ficou apenas como observadora. Conforme informação do Uol, a Lusa foi suspensa da Copa São Paulo de juniores e do Paulistão do ano que vem pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo por conta de uma dívida de cerca de R$ 14 mil com a FPF (Federação Paulista de Futebol).

O valor é referente a diversas taxas, como as de arbitragem e de fiscalização da segunda divisão do Campeonato Paulista deste ano. Além disso, a chapa única eleita em abril após a renúncia de Jorge Manuel Gonçalves da presidência, encabeçada por José Luiz Ferreira de Almeida, não registrou a posse oficialmente na Federação Paulista, o que ocorreu em outubro.

A FPF, porém, por meio de nota oficial da entidade, declarou que a Portuguesa irá quitar a dívida em breve. "A Portuguesa já sinalizou à FPF que irá resolver a pendência em breve", diz a nota.

Série A3 também é definida


A Série A3 do Paulistão também foi estruturada na reunião. Dos 20 times que tinham direito a participar da disputa, o Atlético Sorocaba pediu afastamento e não disputará a competição, tendo sua vaga definida pela FPF.

A principal mudança do campeonato acontece após o término da primeira fase, que continua sendo disputada em turno único em que todos times jogam contra todos. Ao invés de grupos, como nos anos anteriores, agora terá sua fase final no sistema de mata-mata.

Os oito classificados farão as quartas de final. Os classificados decidem na semifinal os dois acessos para a Série A2 de 2018. Por fim, o título será disputado em duas partidas pelos vencedores da fase anterior. Já o rebaixamento segue igual ao de 2016, com o descenso de seis clubes. O início do torneio está previsto para 29 de janeiro e a final está marcada para o dia 28 de maio. Serão 25 datas ao todo

Conteúdo Patrocinado