Federer derrota Nishikori e vai às quartas de final na Austrália - Gazeta Esportiva
Federer derrota Nishikori e vai às quartas de final na Austrália

Federer derrota Nishikori e vai às quartas de final na Austrália

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/01/2017 às 09:43 • Atualizado: 22/01/2017 às 11:37

São Paulo, SP

Uma aula de tênis. Esse foi o confronto entre Kei Nishikori (5º da ATP) e Roger Federer (17º) pelas oitavas de final do Aberto da Austrália. Provando novamente que ainda pode dar trabalho, Federer jogou muito bem e eliminou o japonês por 3 sets a 2 - parciais de 6/7 (4), 6/4, 6/1, 4/6 e 6/3. Mesmo com dores após o quarto set, Nishikori também apresentou um ótimo desempenho e mostrou o porquê de ser um dos maiores devolvedores de bola do circuito.

Com a vitória, Federer segue superando as expectativas em Melbourne. Depois de quase seis meses longe das quadras - não jogava desde Wimbledon 2016 - o Leão da Montanha deixa seu segundo top 10 para trás, já que eliminou o tcheco Tomas Berdych na terceira rodada.

Switzerland's Roger Federer celebrates his victory against Japan's Kei Nishikori during their men's singles fourth round match on day seven of the Australian Open tennis tournament in Melbourne on January 22, 2017. / AFP PHOTO / SAEED KHAN / IMAGE RESTRICTED TO EDITORIAL USE - STRICTLY NO COMMERCIAL USE
Federer comemorou muito a vitória na quadra Rod Laver (Foto: Saeed Khan/AFP)


Na manhã deste domingo, Federer começou mal e cedeu duas quebras em dois serviços logo no começo do primeiro set. Mantendo a calma e se adequando ao jogo de Nishikori, o suíço conseguiu devolver ambas as quebras e levou a parcial para o tiebreak. No desempate, melhor para o japonês, que abriu o placar.

A reação começou no segundo set. Federer sacou muito bem e deu um banho no adversário. Foram cinco aces do suíço e 95% de pontos vencidos em seu primeiro serviço. Com uma quebra no sétimo game, Roger conseguiu a vantagem necessária para vencer o set e empatar a partida.

Já no terceiro set, o fator psicológico pegou e Nishikori se perdeu. Federer respondeu muito bem ao saque do japonês e variou seus serviços, confundindo o adversário. Inteiro em quadra, o suíço quebrou três serviços e fechou a parcial em menos de meia hora. 2 sets a 1 no marcador.



Na quarta parcial, Nishikori "conversou" melhor com sua raquete e melhorou. E com a recuperação, a melhor disputa da partida veio. Sacando no quarto game, o japonês precisou de dez minutos para confirmar seu serviço. Foram sete empates e duas chances de quebra para Federer, mas Nishikori foi bem e empatou o placar.

O ponto foi o que o japonês precisava. Logo na sequência, Federer errou duas vezes e Nishikori conseguiu uma quebra, adquirindo a vantagem na quadra Rod Laver. No fim do oitavo game, o número cinco conseguiu confirmar seu serviço (5/3), mas sentiu o físico pesar. Se poupando no serviço do adversário, o tenista garantiu o ponto em seu saque e levou a partida para o quinto set.

Voltando melhor para a última parcial, Federer conseguiu uma quebra logo no segundo game e tomou a frente no desempate. Após o terceiro game e no ápice do cansaço, o japonês novamente precisou receber tratamento médico em quadra por dores em sua bacia.

Japan's Kei Nishikori receives physio while playing against Switzerland's Roger Federer during their men's singles fourth round match on day seven of the Australian Open tennis tournament in Melbourne on January 22, 2017. / AFP PHOTO / WILLIAM WEST / IMAGE RESTRICTED TO EDITORIAL USE - STRICTLY NO COMMERCIAL USE
Nishikori sofreu com as dores durante a partida (Foto: William West/AFP)


Sacando para a vitória, o suíço converteu um belo voleio e comemorou muito em quadra. Agora nas quartas de final, Federer irá enfrentar a surpresa Mischa Zverev (50º), que eliminou o número um do mundo, Andy Murray.

Conteúdo Patrocinado